Brasil pede que companhias aéreas espanholas ampliem frequencia de voos

Brasil pede que companhias aéreas espanholas ampliem frequencia de voos

Atualizado: Terça-feira, 26 Janeiro de 2010 as 12

No title A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo, órgão do governo federal), Jeanine Pires, pediu às companhias aéreas espanholas que aumentem o número de frequências de seus voos entre os dois países, pois os atuais "são poucos para as possibilidades que o Brasil oferece ao turismo espanhol".

Pires disse à agência de notícias Efe que, atualmente, a Iberia oferece 31 voos por semana, das companhias Iberia, TAM e Air Europa, mas considera que são poucos e, por este motivo, diz acreditar que seria possível aumentá-los.

Embora também seja possível viajar ao Brasil com a companhia portuguesa TAP, de Lisboa, a presidente da Embratur tem consciência de que o turista espanhol prefere fazer o voo a São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador, por exemplo, de uma forma direta e sem escalas.

Durante o ano passado, aproximadamente 200 mil espanhóis visitaram o Brasil, um "pouco menos" que em 2008, o que Pires justificou pela crise econômica, que se refletiu não só no caso da Espanha, mas no dos outros mercados emissores europeus.

A respeito de 2010, o Brasil espera um crescimento, já que, "nos primeiros 15 dias de janeiro, estamos comprovando que o turismo espanhol cresceu em nosso país acima de 15%".

Os eventos que acontecerão nos próximos seis anos no Brasil --a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos-- propiciaram o início de um plano de melhoras para atender e atrair o turismo internacional.

O plano Aquarela 2020 contempla a realização de diferentes atuações em infraestruturas de todo tipo, e em melhoras das comunicações, já que, até essa data, espera-se poder atrair ao Brasil um número que oscilaria entre 11 milhões e 15 milhões de turistas.

Quanto aos estabelecimentos hoteleiros, tanto o governo do país quanto a iniciativa privada estão trabalhando conjuntamente para mudar a qualidade do produto, melhorar e chegar a ter no horizonte de 2017 um total de 301 hotéis com cerca de 70 mil quartos.

veja também