Brasil quer estar entre dez destinos turísticos do mundo até 2020

Brasil quer estar entre dez destinos turísticos do mundo até 2020

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Brasil quer estar entre dez destinos turísticos do mundo até 2020. A meta, divulgada pela presidente do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, prevê o aumento de investimentos e a potencialização de viagens domésticas.

Os planos a curto prazo incluem aumentar em 33% a receita derivada do turismo internacional em 2010, dos US$ 6 bilhões arrecadados pelo setor em 2008 até US$ 8 bilhões, afirmou Pires, em entrevista à EFE durante a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (WTTC, em inglês), que terminou neste sábado em Florianópolis.

Outro objetivo a curto prazo é potenciar as viagens internas dos brasileiros, passando dos 163 milhões registrados em 2007 até 217 milhões em 2010. Segundo ela, um dos fatores que contribuirão com a medida será a desvalorização do real em relação ao dólar, o que provocou uma queda de 32% das viagens de brasileiros ao exterior até março de 2009, e uma redução de 6% nas chegadas aéreas internacionais. Já as viagens domésticas mantiveram um volume similar ao do primeiro trimestre do ano anterior.

Empregos

O governo brasileiro prevê gerar 1,7 milhão de novos empregos ligados diretamente ao turismo até 2010, o que significará um aumento de 28% frente aos atuais seis milhões, e somar um total de 7,7 milhões no final do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil já se encontra entre os dez principais destinos que mais emprego geram no setor turístico: nos diretos, ocupa o quinto lugar, enquanto nos indiretos fica em sétimo, ressaltou Pires.

O quarto objetivo é ter, em 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol, com 65 destinos indutores do turismo de qualidade internacional.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições