Brasil se consolida como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo

Brasil se consolida como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo

Atualizado: Sexta-feira, 27 Novembro de 2009 as 12

Em um País imenso e tropical como o Brasil, não faltam florestas, parques, cânions, grutas, corredeiras e arquipélagos. Por causa desses cenários paradisíacos, muitas pessoas apostam em uma tendência mundial e ainda maior no Brasil por seus potenciais naturais: o ecoturismo. Aqui, o turismo ecológico cresce mais que o regular. Em 2008, a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) estima que o lucro do setor tenha sido de R$ 490 milhões.

"O ecoturismo se diferencia do turismo regular não apenas pelo destino, mas pela forma como o turista se relaciona e interage com ele", explica Henrique Morize, um dos criadores do iTrip.com.br, portal de informações sobre o assunto. O principal objetivo é o uso sustentável do meio ambiente através de atividades esportivas e de lazer. O impacto ambiental é nulo. "É uma forma única de desenvolver a consciência ambiental e praticá-la, ainda mais considerando todo esse debate atual sobre ecologia", argumenta.

Os destinos brasileiros estão entre os mais desejados do mundo. Um dos mais famosos é a Chapada dos Veadeiros (GO), ponto de encontro de praticantes de rafting, rapel, canionismo, ciclismo e trekking. Outro, bastante procurado por suas cachoeiras, paredões, canions, lagoas, cavernas e sítios arqueológicos, é a Chapada dos Guimarães (MT). Ainda no centro-oeste, destacam-se o Jalapão e o próprio Pantanal, onde, além das atividades "tradicionais", pode-se praticar mergulho.

No nordeste, o destaque é o mergulho no arquipélago de Abrolhos (BA) e em Fernando de Noronha (PE). Pelo fato da pesca ser proibida, é possível identificar uma vida marinha bastante diversa. Já a Chapada Diamantina (BA) e os Lençóis Maranhenses (MA), o maior deserto de areia do Brasil, são muito procurados para trekking.

Mas não é apenas nessas duas regiões que há destinos interessantes. No sul, por exemplo, a concentração de cânions é grande: os cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza (entre o RS e SC), com até 900 metros de profundidade são os mais famosos e se localizam no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Além disso, o internacionalmente conhecido Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (PR) é indicado para a prática do rapel, escalada e rafting.

"Com tantas atrações, não é pra menos que o País tenha sido considerado o melhor destino de turismo de aventura pela revista National Geographic nesse ano e que a seção de ecoturismo seja uma das mais acessadas do www.itrip.com.br/destinos/ecoturismo", avalia Morize.

veja também