Brasileiros batem recorde no crescimento dos gastos turísticos em Portugal

Brasileiros batem recorde no crescimento dos gastos turísticos em Portugal

Atualizado: Terça-feira, 31 Agosto de 2010 as 11:54

Os brasileiros têm gastado mais em viagens a Portugal, batendo recordes consecutivos e colocando o Brasil em destaque no ranking dos turistas que mais gastam em território lusitano. Em junho, o crescimento do gasto médio brasileiro com relação ao mesmo período do ano passado foi de 47%. É o percentual mais alto do período entre os turistas estrangeiros. Os norte-americanos, por exemplo, tiveram gasto médio 38% maior, e para os italianos, o aumento foi de 18%, conforme levantamento do Turismo de Portugal.

Os britânicos continuam sendo, em valores absolutos, os que mais gastam em Portugal (443,77 milhões de euros, no período de janeiro a maio de 2010), no entanto, o Brasil tem se posicionado como país com maior aumento de gasto turístico. Nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma adesão de 72,6% no valor de receitas geradas em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando a cifra de 120,58 milhões de euros. Em contrapartida, as receitas geradas pelos turistas britânicos aumentaram 1,8% de janeiro a maio. Atualmente, o Brasil é o país com a melhor performance quanto ao crescimento dos gastos de turistas.

Para Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, os bons resultados refletem o trabalho realizado pela entidade. “Nossos esforços estão concentrados em divulgar toda a excelência que Portugal tem em Turismo, um país eclético que oferece roteiros para todos os tipos de turistas, do moderno ao tradicional”, acredita.

veja também