Brasileiros estão viajando mais

Brasileiros estão viajando mais

Atualizado: Segunda-feira, 14 Julho de 2008 as 12

Com valorização do Real, aumenta a demanda por destinos nos EUA e Argentina, mas roteiros nacionais seguem com força

Telefones ocupados, vôos lotados e reservas difíceis de serem feitas pela internet. A dificuldade de encontrar alguns destinos, mesmo para o final do ano, são os sinais de que os brasileiros estão viajando mais. Entre os motivos que justificam o crescimento dos gastos com turismo está o aumento na renda média do brasileiro, que em abril, por exemplo, ficou em R$ 1.208,10, o maior valor desde novembro 2002.

Recentemente, uma pesquisa feita em maio pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, revelou que o número de brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses é de 26,3%, mais de dois pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2008, apenas abril apresentou menor intenção entre os entrevistados, na comparação com igual período de 2007.

O fenômeno pode ser comprovado nas agências de viagens. Na SuperFérias, por exemplo, a Europa segue sendo o principal destino, com certo equilíbrio entre Itália, Espanha e França. Entretanto, roteiros nos Estados Unidos e, principalmente na Argentina, são bastante procurados. "Com o fortalecimento do Real em relação ao dólar e ao peso argentino, por exemplo, o brasileiro tem preferido viajar para estes destinos, principalmente pelo poder de compra", aponta o diretor da agência, Gustavo Salgado.

Apesar dos destinos turísticos no exterior estarem em alta, o brasileiro segue manifestando sua vontade de conhecer as belezas nacionais. Além dos cruzeiros marítimos, as principais atrações são algumas cidades do nordeste, principalmente Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Porto de Galinhas (BA). "Quem deseja passar as festas de final de ano em algum ponto turístico destes, deve se apressar. Alguns destinos já apresentam uma procura acima da média dos últimos anos", revela a agente de viagens, Lúcia Sígolo.

No portal e-Reserva, o maior do País, mais de 10% de todas as solicitações de reservas online são direcionadas a Fortaleza (CE), enquanto Natal aparece na sexta colocação, com 6,74%. Na lista ainda estão Rio de Janeiro (9,09%), Curitiba (7,87%) e Recife (6,82%). A cidade de São Paulo, principal destino do turismo de negócios, lidera o ranking com 14,13% das vendas.

Segundo o estudo da IBRE/FGV, a demanda por roteiros nacionais passou de 71,4% para 74,3%, em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi feita com base numa amostra de mais de dois mil domicílios, em sete das principais capitais brasileiras, entre os dias 2 e 21 de maio.

veja também