Brotas (SP) terá primeiro planetário digital do País

Brotas (SP) terá primeiro planetário digital do País

Atualizado: Quinta-feira, 23 Abril de 2009 as 12

No Ano Internacional da Astronomia, determinado pela Unesco, o CEU (Centro de Estudo do Universo), em parceria com o Acampamento Peraltas programou atividades especiais com o objetivo de  desvendar a astronomia e a ciência em geral para estudantes de todas as idades.

O grande destaque da Fundação para este ano é o Cine Dome, primeiro planetário digital do País, com um domo de 360º e apresentações em HD, que foi inaugurado recentemente.  A fundação é um complexo com planetário, observatório, auditório para apresentações computadorizadas como o Geo-Show sobre a origem do universo, formação do sistema solar e da terra, sitio palenteológico estilizado no formato de uma caverna subterrânea, entre outras diversas atividades relacionadas à ciência e astronomia.

Para ampliar a visão sobre a astronomia o CEU está lançando também o projeto "Cidadãos das Estrelas", com foco no atendimento a instituições de ensino fornecendo componentes de apoio durante e após a visita, potencializando os resultados pedagógicos em sala de aula nas atividades de astronomia.  O projeto é coordenado pelo professor João Paulo Delicato, que trabalha na área há mais de 15 anos e já escreveu para diversas revistas especializadas e já trabalhou em lugares como o Observatório da USP e no Planetário Municipal de São Paulo.

Os estudantes que querem participar das atividades do CEU, mas não moram na região de Brotas, podem se hospedar na Fazenda Estância Peraltas, que promove viagens pedagógicas para crianças e adolescentes durante o ano todo. Além de aprender, as crianças, jovens e adolescentes podem também curti o complexo de lazer do Acampamento Peraltas que é um imenso complexo de lazer com amplo parque aquático com três piscinas aquecidas e três toboáguas em forma de caracol, spin e free-tall com de altura, entre outras atividades. Há  esporte de aventura como canoagem, floating, arvorismo, trilhas, etc.

Para maiores informações sobre a fundação acesse o site  www.fundacaoceu.org.br e para reservas no Grupo Peraltas ou Brotas Eco Resort ligue para (11) 30351900 / 38163383 ou entre no www.peraltas.com.br.  Os pacotes para duas noites, três atividades no CEU, com pensão completa, monitoria, transporte de São Paulo e uma atividade de preservação com arvorismo ou floating  custa cerca de R$ 560,00, com pagamentos  em até quatro parcelas sem juros.

veja também