BUENOS AIRES - Argentina.

BUENOS AIRES - Argentina.

Atualizado: Quarta-feira, 4 Janeiro de 2006 as 12

Buenos Aires esbanja charme europeu com jeitinho latino

Cesar Greco

[email protected]

Não é à toa que a cidade é conhecida como a capital européia das Américas. Buenos Aires possui ruas e avenidas largas, construções que conservam as mesmas características desde sua edificação. E ainda por cima o clima faz o visitante sentir-se realmente em uma cidade européia.

O nome da cidade em espanhol significa bons ares. E é isso que o turista encontra na capital econômica da Argentina, não só bons ares, mas muito bons atrativos em uma metrópole repleta de charme e curiosidades para todos os gostos.

São muitas opções. O próprio visitante pode organizar um bom passeio entre os diques de Puerto Madero, um descanso na Plaza de Mayo, compras na calhe Florida ou mesmo uma visita ao peculiar bairro da Boca, lar do time de futebol mais popular entre os argentinos, o Boca Junior. E não é só, a noite portenha é bastante agitada, o turista pode conferir as famosas apresentações de tango, bares, churrascarias e muito mais.

GERAL

Recoleta

Passear pela Recoleta é muito divertido. O bairro nobre de Buenos Aires faz com que o turista tenha sensação de que entre as ruas mais badaladas de comércio de alto padrão em todo o mundo.

No bairro estão localizadas a maior parte das embaixadas, lojas de grifes internacionais, joalherias, hotéis suntuosos, prédios e casas deslumbrantes. E não é só, há ainda museus, galerias, restaurantes e muito luxo.

Cemitério Recoleta

Atrativo imperdível. O cemitério é todo formado por mausoléus de beleza rara. Vale a pena gastar algumas horas para admirar cada uma das construções.

É nele que descansam os principais personagens históricos da Argentina, incluindo Eva Perón, figura idolatrada pelo povo argentino.

Depois de conhecer o cemitério o turista pode tomar um saboroso chá das cinco no melhor estilo inglês. Bem próximo ao cemitério há o luxuoso Hotel Alvear. Não é necessário ser hospede para desfrutar dos serviços do café do hotel. O bacana é que o local é tão magnífico quanto aos exuberantes cafés parisienses, oportunidade única para o turista.

San Telmo

Um dos bairros mais antigos da cidade. O local representa o centro velho ou centro histórico de Buenos Aires. O turista encontrará em meio aos casarões antigos e ruas de paralelepípedo diversas lojas de antiquário, artesões, bailarinos de tango em apresentações ao ar livre, feirinha e muito mais.

La Boca

O mais famoso bairro em toda Buenos Aires. Tradicionalmente portuário e ligado aos imigrantes que chegavam em terras Argentinas, La Boca é uma explosão para os olhos, toda colorida com construções peculiares e ainda berço do tango, dança mundialmente conhecida.

É preciso ter um pouco de cautela para visitar a Boca, como preferivelmente chegar de táxi até a rua principal onde estão a maior parte dos atrativos do local, como restaurantes e lojas de artesanato. É um passeio indispensável para o turista

Plaza de Mayo - Casa Rosada

Localizada no centro de Buenos Aires, a praça tem grande significado para o povo argentino. É um belo local para descansar e ainda curtir o visual da famosa e imponente Casa Rosada, sede do governo. O prédio fica exatamente em frente à praça.

Puerto Madero

O local serviu durante muitos anos como porto de Buenos Aires. Hoje é um importante destino turístico que oferece ao visitante diversos restaurantes, bares e cafés ao longo de um calçadão às margens do rio.

É excelente para um passear e desfrutar da paisagem, tirar muitas fotos e ainda descansar tomando uma boa bebida em dos bares do local frente ao rio.

Centro

Além de muito bonito o centro de Buenos Aires possui diversas ruas de comercio popular. O centro oferece excelente oportunidade de compras par ao turista. São centenas de lojas espalhadas pelas espaçosas e imponentes ruas e avenidas da cidade.

Teatro Colon

O teatro é um grande símbolo cultural da cidade. Construído nos moldes mais clássicos para teatro lírico possui magnífica beleza. Vale a visita.

E não é só, Buenos Aires possui diversos parques, jardins, praças, museus e áreas públicas de beleza sem igual. Divirta-se!

MACEDÔNICO

Buenos Aires está localizada a oeste do território argentino às margens do Rio La Plata. A cidade é a Capital da República Argentina e possui cerca de 3 milhões de habitantes sobre aproximadamente 202 quilômetros quadrados de área. As pessoas naturais de Buenos Aires são chamadas de portenhos e o idioma oficial é o castelhano, embora, costumem entender com alguma facilidade o italiano e o português.

O clima da cidade é convidativo e muito interessante. A temperatura média é de 18 graus Celsius e não apresenta dias com calor ou frio extremo na maior parte do ano.

A culinária portenha reserva a famosa parrilla. Típico churrasco de corte argentino que serve carnes específicas do boi e oferece novos sabores para todos os gostos.

A cidade é muito agradável e os argentinos normalmente são amigáveis e atenciosos. É um destino surpreendente, cheio de belezas e características européias presentes em todos os cantos.

CURIOSIDADES

Buenos Aires e a região metropolitana concentram mais da metade da população Argentina. A cidade foi fundada mais de uma vez. A primeira aconteceu no ano de 1536 e a segunda fundação é datada de 1580.

Um dos marcos da cidade foi construir o primeiro metrô da América do Sul, inaugurado em 1913.

Buenos Aires afirma ter uma das avenidas mais largar em todo o mundo, a 9 de Julio, e também a mais longa, avenida Rivadavia. Outro ponto público curioso é o obelisco. Foi construído em 1936 em comemoração aos 400 anos de fundação da cidade.

O Teatro Colon é conhecido mundialmente por sua qualidade acústica.

O Rio de La Plata, que banha Buenos Aires, é considerado um dos mais largos em todo o mundo. Chega a medir 90 quilômetros entre as margens.

As Madres de La Plaza de Mayo se reúnem em frente à Casa Rosada todas as quintas-feiras a mais de 20 anos.

Leia também

CARIBE LONDRES - Reino Unido BUENOS AIRES - Argentina. SYDNEY - Austrália NOVA IORQUE ? Estados Unidos.  

veja também