BÚZIOS visa qualificação profissional de jovens para o Turismo

BÚZIOS visa qualificação profissional de jovens para o Turismo

Atualizado: Sexta-feira, 4 Fevereiro de 2011 as 1:32

A prefeitura municipal de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, iniciou, em 2010, o projeto Qualificação Social e Profissional Associadas à Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, o Projovem Trabalhador.

Segundo um levantamento do município, a maioria dos jovens não tinha qualificação profissional ou exercia atividades ligadas à pesca. Mas, ao serem questionados sobre as oportunidades profissionais que buscavam, houve uma procura expressiva pela área de Turismo.

Até maio, o programa deverá formar mais de 200 jovens, entre 18 e 29 anos, nos cursos de: Administração, Alimentação, Serviços Pessoais, Construção e Reparos e Turismo e Hospitalidade. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Cristiane Oliveira, a ideia é tornar o programa fixo oferecer novas turmas, mas, dessa vez, com um número maior de vagas voltadas para turismo e serviços.

Atualmente, hotéis, restaurantes e agências se mobilizam para dar conta dos visitantes e garantir que, mesmo antes de deixarem a cidade, os turistas já pensem no retorno. Por isso, a previsão de absorção no mercado de trabalho – de 30% dos jovens – tem a possibilidade de ser maior.

O projeto venceu na categoria “Aspectos Sociais” do prêmio Melhores Práticas do MTur. Além de Búzios, no estado do Rio de Janeiro, foram premiadas as cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.

veja também