CajuFestMel (PI) terá Festival Gastronômico

CajuFestMel (PI) terá Festival Gastronômico

Atualizado: Sexta-feira, 25 Setembro de 2009 as 12

Um convite à gastronomia regional. Assim será realizado o 'Festival Gastronômico de Cabritos e Cordeiros' de Picos, durante o CajuFestMel programado para o período de 1º a 3 de outubro. O festival vai movimentar a cadeia produtiva do mel e do caju em Picos, cidade localizada a 306 quilômetros ao sul de Teresina. Durante o evento também serão apresentados vários setores da economia da microrregião como turismo, gastronomia, artesanato e cultura. 

“O CajuFestMel com certeza vai divulgar ainda mais as potencialidades econômicas de Picos e de toda aquela microrregião. O Sebrae vem realizando uma série de consultorias e treinamentos na região,preparando empreendedores e população,levando conhecimento e informação de qualidade, com o objetivo de tornar o evento um sucesso de público e de negócios. E a gastronomia é um setor importante, que gera renda e trabalho, que identifica uma região e sua cultura, no caso de Picos, a culinária a partir das carnes de carneiro e bode”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PI, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes. 

Um total de 18 empreendimentos, entre meios de hospedagem e alimentação de Picos, vão disputar o primeiro lugar do 'Festival Gastronômico de Cabritos e Cordeiros'. O julgamento dos pratos será realizado no dia 2 de outubro, no auditório do Sebrae em Picos, a partir das 16h.

Cursos e consultorias em culinária, em atendimento, em higiene e em limpeza para os proprietários e profissionais que trabalham nesses meios de alimentação e hospedagem foram ministrados pelos consultores e instrutores do Sebrae/PI. Bode Assado na Telha, Canelone de Bode, Cabrito do Lampião, Pizza de Bode com Borda de Catupiry são alguns dos pratos criados especialmente para o evento.

“Foi uma experiência enriquecedora, com troca de conhecimentos”, conta a culinarista e proprietária da casa de massas Capricci Italiane, Arnalda de Araújo Bento. Ela trabalha com alimentação há 12 anos e há três é empresária. Para o festival, ela criou o prato Canelone de Bode. “Criei um prato a partir de uma massa fresca caseira, com molho bechamel, noz moscada e carne de bode”, explica Arnalda.

Outro empreendedor bastante motivado em participar do festival gastronômico é o empresário Aristarco Martins, do Restaurante Rei do Cangaço, que criou o prato Cabrito do Lampião. “O curso foi bastante enriquecedor, pois ampliou nossos conhecimentos sobre culinária e foi motivador”, disse o empresário que trabalha com alimentação há quase 20 anos.

Martins dá alguns detalhes sobre o prato que criou para concorrer no festival gastronômico. “O prato é feito a partir da capa da costela do carneiro, há um recheio com queijo, bacon e outros ingredientes, depois levamos a carne ao forno”, conta o empresário que também é culinarista.

Na programação do CajuFestMel está previsto também o 'Seminário Estadual do Mercado Justo' com foco na apicultura e na cajucultura. O CajuFestMel inclui também palestras, oficinas, apresentações culturais, shows, feira de artesanato e de produtos e serviços das cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura.

A estrutura do evento contará com cerca de 100 estandes para exposição e comercialização de produtos dos mais diversos segmentos econômicos, além de uma praça de alimentação com restaurantes e bares da cidade, servindo pratos da culinária regional.

Mais treinamentos

Até o início do CajuFestMel, o Sebrae vai promover ainda treinamentos para condutores de visitantes, para criação de roteiros turísticos e de barman, que vão preparar drinques à base de sucos de frutas regionais.

O CajuFestMel, é uma realização da Prefeitura Municipal de Picos, do Sebrae/PI e do Governo do Estado, com apoio da Fundação Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí, Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Cooperativa Apícola da Microrregião de Picos, Cooperativa Apícola da Grande Picos e Mel Wenzel.

Serviço

Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae/PI - (86) 3216-1333

Gerente Francisco Holanda – (86) 9427-6427

Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI - (86) 3216-1305

Gerente Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956

Escritório do Sebrae em Picos -(89) 3422-3919

Gerente Ana Mary Leal – (89) 8802-6794

veja também