Caminhada atrai turistas e inspira moradores em Porto Alegre

Caminhada atrai turistas e inspira moradores em Porto Alegre

Atualizado: Segunda-feira, 11 Janeiro de 2010 as 12

A possibilidade de conhecer detalhes da arquitetura e da história de Porto Alegre atraiu cerca de 130 pessoas na primeira edição das Caminhadas Turísticas de Verão. O evento aconteceu no último sábado, promovido pelo Programa Viva o Centro a Pé.

O roteiro realizado foi o da Praça da Matriz, com saída do Serviço de Atenção ao Turista (SAT), localizado na Secretaria Municipal de Turismo (Travessa do Carmo, bairro Cidade). No local, os participantes e representantes do trade turístico foram recebidos pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. A iniciativa do roteiro acontece em parceria com as secretarias municipais do Planejamento e da Cultura, além do Gabinete da Primeira-Dama.

O primeiro ponto de parada foi a Praça Daltro Filho, e o prédio da Cinemateca Capitólio, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros em direção ao Viaduto Otávio Rocha. “É impressionante saber como e porque este viaduto monumental foi construído”, observou Madalena Laucher, psicóloga de Campo Bom que veio à Capital articipar do passeio a pé. Pela guia de turismo que orientou o roteiro, Madalena ficou sabendo que no local havia uma colina e a construção do viaduto viabilizou a primeira ligação viária do centro à Zona Sul. “É uma visita ao passado, interessante não só para turistas como para moradores que, por não conhecerem, não atribuem valor à própria cidade", afirmou a turismóloga Rita Sobral, de Irara (BA), que também destacou as esculturas existentes no viaduto.

veja também