Caminhada Histórica revela as belezas antigas de Santos (SP)

Caminhada Histórica revela as belezas antigas de Santos (SP)

Atualizado: Sexta-feira, 10 Julho de 2009 as 12

Uma viagem no tempo. Esta é a proposta da 5ª Caminhada Histórica no Centro de Santos (SP) que acontece no próximo domingo, dia 12 de julho. Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a concentração está marcada para às 9 horas, na Praça Mauá. A expectativa é reunir de 3 a 4 mil pessoas que percorrerão 3km, as quais conhecerão a história de uma das cidades mais antigas do país. Não é necessário fazer inscrição e quem levar agasalho ganha um brinde especial, mas somente para as primeiras 1.500 pessoas.

Uma sessão de alongamento será feita meia hora antes, a fim de preparar os participantes para o passeio. E para entrar no clima, os bondes receberão visitas ilustres de personagens vestidos com roupas de época que acompanharão o trajeto. Ao longo do percurso, três paradas envolverão os participantes com música de qualidade. Às 9h30, na Estação do Valongo, a Banda Musical Carlos Gomes fará a sua apresentação. Na seqüência, às 10 horas, a Camerata Heitor Villa-Lobos toca no Pantheon dos Andradas e às 10h30, o público aprecia o duo de voz e violão da Associação dos Artistas, no Outeiro de Santa Catarina.

Fundada em 1.546 por Brás Cubas, no outeiro de Santa Catarina, Santos abriga inúmeros prédios do início do século XX e sua história foi de total relevância para o desenvolvimento do país. A cidade teve forte influência na Independência, abolição da escravatura e a Proclamação da República. Na 5ª Caminhada Histórica no Centro de Santos, o público irá conferir e conhecer um pouco mais deste passado glorioso andando por corredores e ruas recheados de histórias e ricos em cultura.

Já no ponto de partida, a Praça Mauá é o marco zero das coordenadas geográficas da cidade e antes de ser batizada como Praça Visconde de Mauá, foi conhecida como Largo da Misericórdia, Largo da Coroação e Largo do Chafariz. Passou por duas grandes reformas e hoje ostenta toda a riqueza da história santista. Outras construções serão destaques no passeio como a Bolsa Oficial do Café, a Casa da Frontaria Azulejada, o Palacete Mauá, entre outros.

Todo o roteiro está disponível no hot site do evento (www.tvtribuna.com/caminhadahistorica2009). Os internautas ainda poderão participar da votação que elegerá o ponto histórico mais importante na avaliação de cada um, além de conferir uma galeria contendo mais de 200 fotos da edição passada. Vale lembrar que a caminhada está participando da 4ª Campanha Metropolitana do Agasalho, cujo o tema deste ano é: "Quanto mais gente, mais quente". As primeiras 1.500 pessoas que levarem um agasalho ou cobertor será agraciado com um brinde especial. A troca terá início às 8 horas e as peças entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.

A 5ª Caminhada Histórica no Centro de Santos é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Realização da Kawan Eventos e apoio da Prefeitura de Santos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também