Caminhada Histórica traz cultura, música e atividade física neste domingo, em Santos (SP)

Caminhada Histórica traz cultura, música e atividade física neste domingo, em Santos (SP)

Atualizado: Quinta-feira, 23 Julho de 2009 as 12

Praticar uma atividade física, ter uma aula prática de história, ouvir boa música e ainda poder ajudar a quem precisa. Isso é o que oferece a 5ª Caminhada Histórica, evento promovido pela TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, neste domingo, 26 de julho, no centro de Santos.

O ponto de partida é a Praça Mauá, às 9 horas. Haverá uma sessão de alongamento e a Campanha Metropolitana do Agasalho estará presente através da Prefeitura de Santos, que receberá doações de cobertores e agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade a partir das 8 horas. Os primeiros 1.500 doadores receberão um brinde.

O roteiro irá mostrar a história de umas das cidades mais importantes do País, fundada por Brás Cubas, em 1546. Santos teve forte influência na Independência, na abolição da escravatura e na proclamação da República.

A Praça Mauá é o marco zero das coordenadas geográficas da cidade e antes de ser batizada como Praça Visconde de Mauá, foi conhecida como Largo da Misericórdia, Largo da Coroação e Largo do Chafariz. Passou por duas grandes reformas e hoje ostenta toda a riqueza da história santista. Na concentração, a Banda Matteo Bei abre o evento.

O roteiro de três quilômetros segue com o Palácio José Bonifácio, Praça Rui Barbosa, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Boulevard da XV, Casa da Frontaria, Santuário de Santo Antonio do Valongo, as ruínas dos casarões do Valongo, a estação do Valongo, o palacete Mauá, a Bolsa do Café, a antiga Associação Comercial, antiga casa de máquinas a vapor, a antiga inspetoria dos imigrantes, Praça Barão do Rio Branco, Pantheon dos Andradas, Conjunto do Carmo, Monumento à Brás Cubas, Praça da República, Alfândega, Casa do Trem Bélico, Outeiro de Santa Catarina, jornal A Tribuna e o prédio dos Correios e Telégrafos.

Três paradas musicais alegram o passeio. Às 9h30, na Estação do Valongo, a Banda Musical Carlos Gomes fará sua apresentação. Na sequência, às 10 horas, a Camerata Heitor Villa-Lobos toca no Pantheon dos Andradas e às 10h30 o público aprecia o duo de voz e violão da Associação dos Artistas. Às 10h45, o Grupo Trincanas de Coimbra se apresenta no Outeiro de Santa Catarina.

Todo o roteiro está disponível no hot site do evento: www.tvtribuna.com/caminhadahistorica2009. Os internautas podem participar da votação que elegerá o ponto histórico mais importante da cidade, além de conferir uma galeria contendo mais de 200 fotos da edição passada. Participe! O evento é uma iniciativa da TV Tribuna, com realização da Kawan Eventos e apoio da Prefeitura de Santos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também