Canela-RS é puro lazer e encantamento

Canela-RS é puro lazer e encantamento

Atualizado: Segunda-feira, 16 Agosto de 2010 as 4:15

Localizada bem ao lado de Gramado, Canela poderia ser apenas uma destas cidades para onde as pessoas se dirigem para comer ou se hospedar quando não há mais lugar na vizinha famosa. No caso dos dois municípios gaúchos, a realidade é bem diferente. Canela tem vida própria e oferece uma série de alternativas ao burburinho das ruas de Gramado, sem perder o charme, é claro.

A paisagem tem a mesma beleza. Canela não possui tantos hotéis ou restaurantes, mas os que abriga atendem a demanda satisfatoriamente. Dois tipos de atrativos se destacam na cidade: eventos culturais que ganharam fama internacional e a montagem de uma infra-estrutura de primeira linha para a utilização turística sustentável de uma natureza generosa. O mais famoso deles é o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, realizado anualmente entre os meses de maio e junho. O festival recebe bonequeiros de várias partes do mundo e os espetáculos tomam conta das ruas. Quem deseja assistir às apresentações deve ficar atento à divulgação e reservar ingressos com antecedência para os espetáculos pagos. O outro é o Sonho de Natal, realizado nos mesmos moldes do Natal Luz, ou seja, com uma grande dose de encantamento, e que faz com que milhares de turistas procurem pela região no final do ano.

Quanto às belezas naturais, você pode ficar até confuso com a profusão de parques e reservas onde é possível desde admirar a paisagem até praticar diferentes esportes radicais, entre eles rafting, rappel, pêndulo, tirolesa e trekking. O município é repleto de morros, rios, cachoeiras, bosques e florestas e grande parte deles está dentro de parques ou propriedades que, além de oferecerem infra-estrutura, procuram agregar diferenciais, de forma a sempre se destacar da concorrência.

Mais recentemente, a cidade passou a investir também no chamado turismo religioso. Canela já tinha entre seus cartões postais a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, a chamada Catedral de Pedra, localizada na Praça da Matriz, no centro. A igreja, em estilo gótico, é conhecida e visitada por possuir uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. Agora a cidade uniu uma série de propriedades locais no chamado Caminho das Graças. O caminho é composto por 52 minicapelas, erguidas em homenagem a diferentes santos e foi idealizado com o propósito de se tornar uma rota na qual moradores e visitantes possam solicitar graças e também agradecer quando elas são atendidas. O caminho pontuado pelos pequenos santuários se estende desde o Parque do Caracol até o da Ferradura e começa a se tornar conhecido entre os turistas.

Diante de tantas opções a dica para quem vem a Canela é: independentemente da época do ano, reserve alguns dias para ficar na cidade, principalmente se você está acompanhado de crianças. Ela é pequena mas dispõe, como poucas na região, de opções que colocam o lazer dentro de uma atmosfera de encantamento.

Por: Flavia Bemfica

veja também