Canoa Quebrada (CE) abre hoje festival de curtas nesta quarta-feira, 02/09

Canoa Quebrada (CE) abre hoje festival de curtas nesta quarta-feira, 02/09

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O Festival Latino Americano de Curta Metragem, o Curta Canoa, chega à sua quinta edição firmando-se como um dos eventos culturais mais importantes do litoral leste de Ceará. Além de democratizar o acesso à produção cinematográfica, o festival mexe com a comunidade local e com a cadeia produtiva do turismo, já que o lugarejo fica repleto de visitantes em busca das atrações e das belezas da praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, a 150 quilômetros da capital.

O evento começa nesta terça-feira (2), e dura sete dias, com uma programação repleta de filmes (exibições a céu aberto), oficinas e palestras. A abertura oficial será às 19h, no Pólo de Lazer de Canoa Quebrada, com uma retrospectiva dos últimos cinco anos do festival. Em seguida, começa no telão em praça pública a exibição da Mostra Latino Americana, com cinco filmes da Argentina e Venezuela. Nesta mesma noite, às 21 h, será exibido o documentário brasileiro “Homens”, de Lucia Caus e Bertrand Lira.

A partir de quinta-feira (3), começam as oficinas de capacitação para a comunidade de Canoa Quebrada e moradores da cidade de Aracati, todas ministradas pelo Grupo Intervenções Humanas do Ceará. A qualificação terá basicamente duas temáticas: cinema e meio ambiente. As oficinas serão de Confecção de Máscaras, Confecção de Cartões Reciclado, Colagem com Papel Reciclado, Confecção de Horta Suspensa, Vassoura de garrafa PET e Projetor Artesanal. As oficinas abordam também assuntos como Cineclube, Patrimônio Cultural, Cinema Digital e Cinema de Animação.

A programação contempla também uma mostra infantil de curtas, uma mostra competitiva de vídeos e filmes e homenagens às personalidades locais, estaduais e nacionais, que contribuíram para o sucesso do festival ao longo dos anos.

Outros destaques da programação são o espetáculo de lançamento do Ponto de Cultura Canoa Criança, no sábado (5); a regata dos Estevãos, lançando a campanha Praia limpa (uma ação da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, alunos da Faculdade Marista e do festival), no domingo (6); e a Mostra do Minuto, com temas direcionados ao meio ambiente, na segunda-feira (7). No dia do encerramento do festival (8), haverá debate sobre Meio Ambiente e a premiação dos vendedores da Mostra Competitiva.

O 5º Curta Canoa 2009 é uma realização da J. A. Lima Produções e conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Fazauto, Coelce, Ministério do Turismo e co-patrocínio do Centro Cultural Banco do Nordeste e Sebrae no Ceará. Tem apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual.

Serviço:

Sebrae em Aracati - (88) 3421-2869

Curta Canoa 2009 - http://www.curtacanoa.com.br/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições