Caravaggio e Da Vinci estrelam evento cultural

Caravaggio e Da Vinci estrelam evento cultural

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 10:53

Obras do pintor italiano Caravaggio (1571-1610) e do gênio renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519) serão expostas pela primeira vez no Brasil a partir de 2012.

As peças fazem parte do Momento Brasil-Itália (MIB), evento cuja programação reúne cerca de 500 atividades -entre concertos, exposições fotográficas, festivais gastronômicos e palestras- em pelo menos 12 Estados.

A exposição de Caravaggio começa em março de 2012, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG). Ao todo, serão sete obras do italiano, além de outras 40 pinturas de caravagistas, como são chamados os artistas que seguiram seu estilo.

Em junho, as peças devem seguir para o Masp, em São Paulo.

AUTORIZAÇÕES

As pinturas foram solicitadas a colecionadores privados e a museus italianos e percorreram um longo caminho burocrático até chegar ao país, disse José Eduardo de Lima Pereira, presidente da Casa Fiat de Cultura.

"Há necessidade de autorização por parte da diretoria do museu, do órgão de superintendência de cultura regional, do ministério para assuntos culturais, da política fiscal italiana", enumerou.

"O ciúme dos curadores dos museus italianos é uma coisa realmente maravilhosa", brincou.

A intenção do MIB, realizado pela Embaixada da Itália no Brasil, é reforçar os laços culturais entre os dois países -a estimativa é de que 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos.

A programação inclui ainda mostras do pintor Amedeo Modigliani, do artista Giorgio De Chirico e de Leornado da Vinci.

A mostra do gênio renascentista deverá entrar em cartaz somente no Rio de Janeiro, no Museu Nacional de Belas-Artes.

"A cultura não tem que ser um fenômeno de elite. Tem de ser acessível a todos", disse o embaixador italiano, Gherardo La Francesca, em coletiva de imprensa, ontem, em Brasília.

veja também