Carnaval das Cidades Históricas de MINAS

Carnaval das Cidades Históricas de MINAS

Atualizado: Segunda-feira, 21 Fevereiro de 2011 as 1:44

Pelo terceiro ano consecutivo, seis cidades mineiras se unem num movimento pela valorização do carnaval tradicional. O melhor da folia estará em Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Tiradentes.

O carnaval do Brasil é a maior festa popular do país e é reconhecido internacionalmente como uma das maiores folias do mundo. Um dos mais aguardados períodos do ano para turistas e foliões, o carnaval tem, desde 2009, mais uma excelente opção para quem pretende aproveitar o período momesco com conforto, tranquilidade e ainda conhecer de perto o que Minas Gerais tem de mais bonito e tradicional. É o projeto Carnaval das Cidades Históricas, que, em 2011, conta novamente com o apoio das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Em sua terceira edição, a iniciativa pioneira no estado congrega as cidades de Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei, e Tiradentes, que unem esforços e realizam a divulgação conjunta de suas programações carnavalescas para tornar a folia ainda melhor para turistas e visitantes.

O Carnaval das Cidades Históricas destaca-se como uma alternativa para foliões de todo o País, que poderão desfrutar a folia realizada no cenário privilegiado do patrimônio histórico e cultural mineiro. O projeto busca a valorização do carnaval tradicional de rua e, para tanto, conta com extensa programação de eventos gratuitos.

Em 2010, o Carnaval das Cidades Históricas reuniu cerca de 300 mil foliões; gerou cerca de R$ 20 milhões para a economia destes municípios e promoveu uma ocupação de 92% da rede hoteleira. Para 2011, a expectativa é de receber 420 mil foliões; gerar cerca de R$ 28 milhões para a economia dos municípios que integram o projeto e proporcionar aproximadamente 97% de ocupação da rede hoteleira.

O Carnaval das Cidades Históricas busca ultrapassar as fronteiras e passar a competir de igual para igual com Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, estados que melhor conseguem espaços na mídia nacional desde o início do ano. Dessa forma, a folia mineira pretende ser uma referência e estar presente no inconsciente dos turistas brasileiros, para que estes passem a visitar Minas Gerais não só durante o período carnavalesco, mas também ao longo do ano.

veja também