Cataratas do Iguaçu recebem cerca de 200 mil visitantes brasileiros nos primeiros meses do ano

Cataratas do Iguaçu recebem cerca de 200 mil visitantes brasileiros nos primeiros meses do ano

Atualizado: Terça-feira, 5 Maio de 2009 as 12

A sequência de feriados deste primeiro quadrimestre de 2009 movimentou a busca dos turistas brasileiros pelo Parque Nacional do Iguaçu. O número de visitantes do Brasil de janeiro a abril chega próximo aos 200 mil, um aumento de 13% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. A tendência de crescimento também se observa no número de visitantes vindos de outros países do Mercosul, que aumentou em quase 12%.  

No total, a unidade de conservação brasileira recebeu 411 mil visitantes até abril de 2009, um fluxo de pessoas quase 2 por cento maior do que o registrado nos primeiros meses do ano passado.

Esses números alimentam a expectativa de que novos recordes de visitação sejam alcançados ao longo deste ano, uma vez que em 2008, mesmo com poucos feriados prolongados, o Parque Nacional do Iguaçu alcançou o recorde histórico em seus 70 anos de existência. Foram 1,154 milhão de visitantes, 9,3 por cento a mais do que em 2007. ''Para 2009, nossa meta é passar de 1,2 milhão visitantes'', diz Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.

Foz do Iguaçu Destino do Mundo

A conquista do recorde de visitação ao Parque Nacional do Iguaçu em 2008 e a tendência de crescimento que tem se observado já desde o ano anterior são atribuídas ao reforço na divulgação turística de Foz do Iguaçu e à ação integrada do trade local. No segundo semestre de 2007 foi lançada a campanha Foz do Iguaçu Destino do Mundo como estratégia de unificação e integração de ações institucionais e comerciais de diversas entidades, com o objetivo de fortalecer a imagem do município e seus atrativos.

De acordo com Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo, a iniciativa surgiu em um momento de crise, no final de 2006, quando a cidade estava perdendo turistas. ''Isoladamente, nossas ações de divulgação e promoção eram redundantes e ineficazes. Resolvemos, então, unir forças, dividir tarefas e hoje esta nossa ideia é modelo para o país'', ressalta Angeli. Desde a união do trade, em agosto de 2007, Foz do Iguaçu já participou de 65 ações de promoção como feiras, exposições, workshops, eventos e road shows com agentes, operadores de turismo e público final, realizadas em 17 países.

Outras ações, como a promoção Temporada Boa em Foz, que oferece hospedagem a preços especiais na baixa temporada, também têm sido fundamentais para impulsionar o turismo na região. Além dessas campanhas, o lançamento da candidatura das Cataratas do Iguaçu na eleição das novas sete maravilhas da natureza ajudou a colocar a cidade paranaense em evidência na mídia nos últimos meses.

Postado por: João Neto

veja também