Cerrado, floresta, manancial de águas: isto é Formoso do Araguaia (TO)

Cerrado, floresta, manancial de águas: isto é Formoso do Araguaia (TO)

Atualizado: Terça-feira, 10 Fevereiro de 2009 as 12

A cidade de Formoso do Araguaia destaca-se entre os destinos turísticos do estado do Tocantins devido a sua ótima localização para a prática de pesca esportiva. O Rio Araguaia, que banha o município, é o lugar ideal para quem quer fisgar muitos tucunarés, piranhas, pirarucus ou cacharas.

Além do rio, também constituem importantes atrativos locais as belas lagoas Taboca e Formosa. Outro lugar bastante adequado para a pesca na cidade é o Lago Calumbi II, que é cercado por árvores e repleto de ilhas.

Formoso do Araguaia também é conhecida por ser o portal da Ilha do Bananal, que está entre os mais importantes santuários ecológicos do Brasil.

Para quem gosta de observar animais selvagens em seu hábitat natural, a cidade também reserva boas surpresas. A fauna do lugar é diferenciada, podem ser observados ali animais como a suçuarana, a onça-pintada, tatus, jacarés, veados, capivaras, cachorros-do-mato, botos, emas, tatus e várias espécies de pássaros.

Algumas atrações:

Lagoa Morro Azul

Na fazenda Morro Azul, a 15 km da cidade, está situado um manancial de águas termais. A água flui de uma fenda na rocha calcária, formando um lago de águas salobras, incolores e cristalinas, ótimas para banhos.

Ilha do Bananal

Considerado um dos mais importantes santuários ecológicos do Brasil, a Ilha do Bananal apresenta-se sob diversas formas: às vezes cerrado, em outros pontos floresta e em determinadas partes, típica representante do pantanal. Cercada pelos rios Araguaia e Javaé cria-se uma área de 1 milhão e 900 mil hectares esparramados sobre uma extensão de 350 km no sentido norte-sul e 80 km leste-oeste, característica que a coloca na condição de maior ilha fluvial do mundo.

Rio Javaé

Um braço do Rio Araguaia que contorna o lado leste da Ilha do Bananal, a uma distância de 32 km de Formoso do Araguaia. Ao longo do leito do rio, num passeio de barco, pode-se observar a vegetação densa e a fauna rica em pássaros que voam em grupos. As praias do Javaé começam a surgir a partir de maio, ficando totalmente visíveis em julho. Cenas como uma planície de água e lavoura povoada por emas, capivaras, veados, jacarés e um bando de gaivotas, são singularidades da região.

Serviços:

Prefeitura Municipal de Formoso do Araguaia:

(63) 3357-1300

Pronto-socorro:

(63) 3357-1112

Agências bancárias:

Banco do Brasil, Bradesco e Lotérica CAIXA

Dados do município:

Área do município: 13.511 Km2

Distância rodoviária de Palmas: 323 km.

População: 18.817 (2000)

Fontes:

Ministério do Turismo - Portal do Turismo

www.meribah.com

veja também