Chapada Diamantina (BA) ganha mais um hotel sustentável

Chapada Diamantina (BA) ganha mais um hotel sustentável

Atualizado: Segunda-feira, 26 Outubro de 2009 as 12

Depois do hotel Canto das Águas, localizado em Lençóis, na Chapada Diamantina, outro hotel, no mesmo município, recebeu o certificado da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O hotel Lençóis, presente na região há 25 anos, por suas ações e medidas ecológicas, é o mais novo estabelecimento sustentável do país.

Com a conquista, Lençóis passa a ter, em seu território, os dois primeiros hotéis sustentáveis do Brasil, um grande diferencial entre os empreendimentos do segmento. Para Dionízio Martins, representante legal do hotel Lençóis, a conquista é um reconhecimento de um trabalho realizado desde os primórdios do hotel. ''Praticamos essas ações desde o início do nosso empreendimento. O certificado é um estímulo para darmos continuidade e, também, aprimorarmos as atividades nesse sentido'', afirma Dionízio.

Ele destaca que os clientes também são sensibilizados para a causa ambiental. ''Fomentamos a economia de água, solicitando ao cliente que ele use apenas um jogo de toalhas. Além disso, temos a nossa própria coleta de lixo, utilizamos lâmpadas econômicas e somos o primeiro hotel da região a gerar energia a partir do sol'', explica Dionízio.

Para o representante do hotel Lençóis, essas ações chamam a atenção do cliente e fornece um diferencial competitivo para o empreendimento. ''Fazemos o nosso trabalho com o objetivo de dar a nossa contribuição social. Mas, obviamente, o diferencial competitivo que essas ações garantem é bem-vindo para nós'', pontua.

Todo o quadro de colaboradores do hotel é sensibilizado e mobilizado para atuar dentro dessas ações. ''Procuramos valorizar os nosso colaboradores, enquanto indivíduos, de forma que eles estejam cada vez mais presente nos conceitos de gestão do estabelecimento e dêem a sua parcela de contribuição no trabalho desenvolvido'', conclui Dionízio.

Carlos Amiato, proprietário do hotel Canto das Águas, que conquistou no inicio do ano o mesmo certificado, acredita que o perfil do consumidor mudou. ''Os clientes estão cada vez mais exigentes com relação às questões sociais e ambientais. Esse certificado nos fornece maior credibilidade frente ao nosso público'', declara o empresário. Ele acredita também que é importante que todos os colaboradores do empreendimento estejam envolvidos nas ações.

Richard Alves, coordenador da carteira de Economia Criativa do Sebrae Bahia, destaca que a certificação dos empreendimentos demonstra o compromisso dos empreendedores com a sustentabilidade da região . ''Isso é muito importante num local como a Chapada Diamantina, que tem como ponto forte os recursos naturais que precisam conviver harmoniosamente com o turismo'', afirma Richard.

Para obter o certificado, os estabelecimentos recebem dois anos de consultoria, pela área de certificação do Instituto de Hospitalidade, através do programa Bem Receber, que conta ainda com a parceria do Sebrae e do Ministério do Turismo, além da ABNT. As consultorias consistem na elaboração de um diagnóstico e na verificação das condições de sustentabililidade do estabelecimento.

veja também