Chocofest, a grande festa da PÁSCOA, em Gramado

Chocofest, a grande festa da PÁSCOA, em Gramado

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 1:38

A realização da prefeitura municipal com a organização e promoção de Marta Rossi & Silvia Zorzanello, Feiras e Empreendimentos, pretende ganhar impulso para ser um dos maiores acontecimentos no calendário de atrativos da cidade. Para tal, quer unir a magia da época da Páscoa com a fé e religiosidade, a e o amor aos doces simbolizados expressamente no chocolate com todos os seus gostos e sabores para fazer do Chocofest 2011 – a melhor celebração.

Gramado tem feiras e formas especiais de ser referência, daí escolhas como a indicação recente do título de marca líder dos gaúchos como destino turístico. Certamente, de muitos brasileiros também. E de estrangeiros, que quando vem, se encantam. E é mesmo, por tudo que apresenta e representa, em diversas fases do ano. Com eventos específicos que são uma das características, tem os Festivais de Turismo e de Cinema, o inverno, o Natal Luz, e esta revitalização do Chocofest, como programação lúdica, cultural e religiosa.

A Páscoa em Gramado com o Chocofest 2011 foi oficialmente apresentada na noite deste sábado (12), em recepção para a imprensa, convidados e autoridades, no novo Café Bela Vista, na estrada-rodovia que une Canela e Gramado. Novidades foram relacionadas e expectativas bem salientadas para o formato do evento que espera receber em 18 dias, de 7 a 24 de abril, público de 300 mil em um investimento que pode chegar a quase R$ 1,5 milhão.

Na configuração que promete -(pois não houve o Chocofest em 2008 e 2009) – mostra para esta edição de 2011, a ampliação do evento retomado no ano passado, com apoio reafirmado do poder público e pela colaboração da comunidade para ser mais um que envolva o turismo e segmentos para fomentar a economia do setor com geração de emprego e renda.

“A credibilidade de quem organiza, sua marca de fazer bem feito, são garantias e confiança para termos um Chocofest em grande estilo e festa”, disse o prefeito Nestor Tissot, no aval de apresentação do executivo. Referia-se diretamente à parceria estabelecida com a empresa de promoções liderada por Marta Rossi (que não estava, mas coordenava sua equipe já viajando para o exterior em busca de mais negócios para o Festival do Turismo ) e pela jovem dupla de diretores que também estão à frente da empresa.

O prefeito reafirmou o chamariz econômico que a indústria chocolateira tem no perfil de Gramado e região, com suas 23 fábricas, em sua maioria de pequenos e médios empresários que bem poderiam se agregar de modo mais completo na própria realização do evento. Vários não concordaram, alegando a idéia da festa aberta e na rua. Não deixa de ser algo estranho, pois serão entre os principais beneficiados desta época propícia, ainda mais com o incentivo à compra de mais chocolates antes da Páscoa. O que estará correlato com mais visitantes na cidade.

Enfim...O Chocofest 2011 será como os eventos que Gramado apresenta. Doce, festivo e colorido, com brilho, luzes, sons, emoções e encantamentos. Na programação estão desfiles, encenações teatralizadas, mais de 250 pessoas participando no elenco dos desfiles – dias 9, 17, 21 e 23. Serão quatro apresentações do ‘Mundo Encantado da Páscoa’ a partir do dia 7. No dia 8, às 16 horas, em tempo de abertura, o casamento do Conde Guloseima – e o prefeito deverá ser o juiz de paz.

No dia 28/02, circulará o Jornal do Chocofest, com todos os detalhes do evento que tem o site www.chocofest.com.br interativo para atender consultas sobre as informações da festa. E a programação completa sairá ainda nesta semana, bem como a relação de apoiadores diretos, entre eles o Banco do Brasil e o Sebrae Nacional.

Elementos da Natureza, o resgate de festanças infantis, um evento lúdico e ainda mais, com o ‘Gramado Aleluia’, a religiosidade integrada com a procissão e uma série de atos. No conjunto da apresentação, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi se revezaram para contar, juntamente com diretores de produção, cenário, figurinos, encenação e espetáculo, alguns dos primeiros detalhes de como será o evento que também vai contribuir para uma quebra da habitual baixa de visitação da cidade e região nesta época de abril. Gramado estará em alta para receber chocólatras de todas as partes, especialmente visitantes e turistas, em um evento com muitos tons de carinho. Afinal, desde o surgimento de sua história, nos tempos aztecas antes de ser levado para a Europa e conquistar o mundo, o tchocolat era uma bebida sagrada.

veja também