Cicloturismo desvenda ilhas do Mel e do Cardoso em pedaladas

Cicloturismo desvenda ilhas do Mel e do Cardoso em pedaladas

Atualizado: Quarta-feira, 8 Abril de 2009 as 12

Uma boa maneira de aproveitar o tempo livre é praticar o cicloturismo. Existem roteiros de asfalto e outros para curtir praias desertas, cachoeiras, manguezais e a exuberância das florestas.

A operadora de turismo Praia Secreta Expedições (tel. 0/xx/41 3256-3333; www.praiasecreta.com.br) oferece um passeio de travessia entre os Estados de São Paulo e do Paraná.

A sugestão é aproveitar o lazer da prática do ciclismo para visitar a Ilha do Cardoso, situada em Cananeia, litoral sul de São Paulo, e a Ilha do Mel, que fica na baía de Paranaguá, localizada no Estado do Paraná.

Grande parte da Ilha do Cardoso é uma reserva, com visitação restrita. Não há estradas de acesso, que é feito de barco. As trilhas são o único meio de explorar o lugar.

Já a Ilha do Mel é um ponto turístico de muita importância no Paraná. Ela também possui um restrito programa de frequência. Não é permitido entrar na ilha usando motores. Por isso, a bicicleta é o veículo mais indicado.

O roteiro é recomendado para qualquer idade, desde que o turista tenha disposição para caminhadas e pedaladas e goste de estar em contato com a natureza.

veja também