Cidade a todo vapor

Cidade a todo vapor

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

Segundo dados da SP-Turis, a cidade de São Paulo recebe anualmente cerca de 9 milhões de turistas, sendo que 50% deles vêm a negócios e outros 39% a lazer. O turismo movimenta 52 setores da economia e gera um faturamento de mais de R$ 8 bilhões.

Para atender o público que está na cidade tanto a negócio quanto a lazer, empresas como a Circuito São Paulo, há 10 anos no mercado, têm como objetivo explorar e divulgar a cidade como pólo turístico. A empresa oferece diversas atrações para os turistas, incluindo um circuito de compras pelas ruas 25 de Março e José Paulino, até uma visita gastronômica ao Mercado Municipal e o tradicional passeio "Túnel do Tempo".

O city tour "Túnel do Tempo" dura em média 3 horas e passa pelos principais pontos turísticos do Centro - Liberdade, Praça da Sé, Pátio do Colégio e o Teatro Municipal. Durante o trajeto, são apresentados personagens que fizeram parte da nossa história.

A personagem Marquesa de Santos, interpretada pela atriz Ana Moraes, conta trechos da história de sua vida sem especificar datas e nomes da época, a fim de facilitar a compreensão pelo público. "A rua é um espaço diferenciado em relação ao teatro, pois no palco o ator está protegido", diz Ana. Segundo a atriz, o lado positivo das apresentações de rua é a relação direta com o público, pois os participantes interagem com a cena.

A empresa tem parceria com a rede Accor Hotéis, que oferece os serviços da empresa de turismo para os seus hóspedes. Antonieta Camargo, gerente do Hotel Mercure, um dos hotéis da rede, diz que "a taxa de ocupação" dos hotéis de segunda a sexta era fantástica, e quando chegavam os finais de semana, não era tão boa??. Por isso, o "Túnel do tempo? que a princípio seria feito somente em janeiro, em comemoração aos 450 anos de São Paulo, passou a fazer parte da grade de passeios de hotel para melhorar os índices de ocupação.

Wilson Luiz Bombo, de Limeira (SP), que veio à cidade a trabalho e ficou hospedado no Mercure, conta que o passeio foi indicado pelo próprio hotel e por outros colegas de serviço que já estiveram na cidade. Wilson não conhecia São Paulo e diz que pretende voltar com sua esposa e amigos para fazer novamente o city tour.

Para Ivaldo Vieira, gerente da Circuito São Paulo, "as empresas de hotéis estão percebendo que o turismo de lazer está crescendo na cidade". Atualmente, o "Túnel do Tempo" é a principal atividade da empresa, e devido ao sucesso da parceria, o hotel Mercure renovou o contrato por mais um ano.

Para o economista Oscar Roberto Júnior, o turismo em São Paulo deve crescer significativamente em decorrência de feiras, convenções, exposições e das regiões de comércio como o bairro do Bom Retiro e a rua 25 de Março. Assim, o turista de negócios é beneficiado com o turismo de lazer, uma vez que ele pode usufruir de tudo o que a cidade oferece.

Postado por : Felipe Pinheiro

veja também