Cidade do Pará atrai turistas atrás de ondas gigantes

Cidade do Pará atrai turistas atrás de ondas gigantes

Atualizado: Segunda-feira, 5 Abril de 2010 as 12

Nos próximos dias, cerca de 50 mil pessoas devem passar pela pequena São Domingos do Capim, cidade de 30 mil habitantes e a 130 quilômetros de Belém, capital do Pará. Elas estarão em busca de um dos espetáculos mais fantásticos da natureza: a Pororoca. Trata-se do encontro das águas do Rio Amazonas com as águas do Oceano Atlântico. O resultado são ondas gigantes que podem chegar a seis metros de altura, com paredes de mais de cinco quilômetros de extensão e mais de 30 minutos de duração.

Há 11 anos, este fenômeno natural transforma a orla da pequena cidade e a Ilha do Toió em point de surfistas, em uma competição radical conhecida como "Surfe da Pororoca". Ela acontece entre os dias 27 e 31 de março e faz parte da 10a Festa da Pororoca. Entre outras atividades estão: futebol, vôlei de areia, canoagem, maratona aquática, triatlon, cross country, jet ski, ginástica aeróbica, oficinas de arte e educação, música, teatro e dança para as crianças, passeio ciclístico, apresentação de BMX, bike freestyle, skate e patins, além de uma programação cultural repleta de shows musicais.

Os melhores meses para observar o fenômeno são março e abril. As chances aumentam porque o volume das águas no estuário do Amazonas, Marajó e nas bacias do Capim e Guamá fica maior devido à  invasão das águas oceânicas. Para quem pensa que apenas a geografia explica a pororoca, os moradores locais têm uma mitologia própria para explicar o fenômeno. Segundo eles, tudo começou com o namoro de um boto com uma índia, às margens do rio Capim. O amor teria rendido três frutos, chamado de “os neguinhos”. Impossibilitada de criar os filhos na tribo, a índia os jogou no rio. Com saudade, os botinhos voltariam todos os anos para tentar encontrar a mãe e, diante de tanta alegria, agitam o rio e criam a pororoca.

Como chegar

O acesso a São Domingos do Capim se dá pela rodovia PA-127, única via que leva à cidade. São 46,6 quilômetros ligando a BR-316, a partir de Castanhal, a São Domingos. No caminho ainda se passa pelos municípios de Santa Maria e São Miguel do Guamá.

Quem leva

Visual Viagens

Preço

Pacote de três dias em Belém sai a partir de R$ 1166, dependendo do hotel escolhido. Para sair da capital, você pode contratar serviços em agências locais.

Amazon Service

Colombo Turismo

Famtur

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também