Cidade portuguesa de Nisa inaugura complexo termal

Cidade portuguesa de Nisa inaugura complexo termal

Atualizado: Sexta-feira, 28 Agosto de 2009 as 12

Num investimento de aproximadamente 11 milhões de euros, o Complexo Termal da Fadagosa, em Nisa, Portugal, foi inaugurado no início de agosto. O novo complexo terá capacidade para acolher mais de sete mil aquistas e doentes por ano e irá gerar 80 novos postos de trabalho no conselho, tendo já criado 38 trabalhos diretos até ao momento.

Na cerimónia de inauguração, Gabriela Tsukamoto, presidente da Câmara Municipal de Nisa, realçou que o novo complexo termal se insere na estratégia "contra a desertificação e a favor do crescimento sustentado".

Funcionando em regime experimental desde abril deste ano, o Complexo Termal da Fadagosa de Nisa conta com uma unidade termal, Spa e centro de reabilitação, e uma unidade de internamento, com 23 camas, que se espera que nos próximos dois a três meses possa dar resposta à lista de espera que existe no momento.

O investimento nas termas (7,1 milhões de euros em construção, 1,8 milhões de euros em equipamento e restante em acessos) foi comparticipado em cerca de 50% pela Ação Integrada do Norte Alentejano e em cerca de 40% pelo apoio estatal do Programa Pictur, cabendo os restantes 10% à autarquia.

Na inauguração foi ainda apresentada ao público a peça Valquíria Enxoval, da artista plástica Joana Vasconcelos.

Esta representa um investimento de 98 mil euros, comparticipado em 60% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional.

veja também