Cidades brasileiras promovem inverno cultural

Cidades brasileiras promovem inverno cultural

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 10:31

Confira as datas e os principais atrativos dos festivais de inverno de diferentes cidades brasileiras

Chocolate, lareira, vinho, fondue. E arte. Em muitas cidades brasileiras, virou tradição incrementar o cardápio básico de inverno - estação que começa na próxima semana - com caprichada programação cultural, capaz de tirar do quarto do hotel o mais friorento dos turistas.

Ouro Preto e Mariana

O destaque da temporada gelada de 2011 é o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, de 8 a 24 de julho. Este ano, o evento celebra os 300 anos de fundação das três primeiras vilas de Minas Gerais. Além das duas cidades que dão nome à festa, Sabará também foi criada em 1711.

Referências em barroco mineiro, as cidades abrigarão exposições de arte. A mostra Três Vilas, Três Senhoras, Três Museus (no Museu da Música de Mariana, Rua Cônego Amando, 161) exibirá imagens de Nossa Senhora e composições musicais do período colonial brasileiro. Durante o festival, artistas abrirão as portas de seus ateliês para mostrar seu processo de produção - e, claro, vender as criações.

Um concurso de pratos temáticos entre os restaurantes das duas cidades faz parte do evento. Prove a Matula de Tropeiro, criação do Bonserá Café à base de galinha assada com molho de jabuticaba, arroz e farinha de milho. Participam 31 restaurantes nas duas cidades. Estão previstas ainda várias atividades para os moradores, além de oficinas e atrações para crianças e adolescentes. E, para completar, música. Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Antônio Nóbrega, Barbatuques, Paralamas do Sucesso e Otto são motivos a mais para enfrentar o frio.   Campos do Jordão

Com interpretação da Osesp para composições de Beethoven será oficialmente aberto, em 2 de julho, na Concha Acústica da Praça do Capivari, o festival de inverno mais famoso do País, o de Campos do Jordão. A vasta programação de concertos de música erudita, que se estende até 24 de julho, conta com participação de instrumentistas jovens e veteranos, orquestras consagradas ou formadas por aprendizes. Há shows gratuitos e outros com ingressos (já à venda) que custam entre R$ 20 e R$ 100.

Neste ano, além da sede Campos do Jordão, outras cidades paulistas receberão a Orquestra do Festival, formada pelos músicos bolsistas desta 42.ª edição. As apresentações estão agendadas em São Paulo, Santos, Santo André e Piracicaba, entre 19 e 23 de julho. A partir de 10 de julho, os shows musicais em Campos do Jordão poderão ser combinados com jantares temáticos. A Temporada Gastronômica da cidade terá participação de 25 restaurantes que criaram receitas com o tema Contrastes. Sugestão: polpetone de truta ao molho de beterraba, estragão e mel, do Ecoparque (12-9716-5017).

Bonito

Durante quatro dias, o Festinbonito torna ainda mais colorida a bela paisagem de um dos destinos de ecoturismo mais cobiçados do Brasil. Teatro, dança, literatura, cinema, artesanato e exposições de artes plásticas se espalham pela cidade, de 27 a 31 de julho. Com exceção de alguns shows musicais (ainda a confirmar), as atrações são gratuitas

Gramado

A festa da cidade mais famosa da Serra Gaúcha ocorre nas ruas durante todo o dia, entre 11 e 20 horas, com atrações gratuitas. Intervenções artísticas de teatro, dança e música surpreendem os turistas a qualquer momento, principalmente na Rua Coberta e na Avenida Borges Medeiros. Diariamente, às 18 horas, há serenatas pelas calçadas e esquinas do centro. O ponto alto são as paradas de bandas marciais com desfile de carros antigos e bonecos gigantes, em datas a serem confirmadas. Mais: (54) 3286-6226.    

veja também