Cidades históricas se articulam para receber turistas

Cidades históricas se articulam para receber turistas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:20

Mais de 65% dos brasileiros que viajam buscam o lazer. Deste universo, 25% desejam programas de cunho cultural. Esses dados, apurados em pesquisas encomendadas pelo Ministério do Turismo (MTur), foram utilizados para destacar a importância da estruturação e articulação para que cidades com sítios históricos e culturais possam atender  as demandas do turismo.

''Temos um enorme nicho de mercado para trabalharmos'', disse o diretor de Ensino e Pesquisa do MTur, Jose Francisco Lopes, aos participantes do I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, em Paranaguá (PR). O diretor apresentou estatísticas relativas ao turismo, com números que confirmam o aquecimento do mercado interno. Como exemplo, citou o crescimento de 22% dos desembarques domésticos em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste primeiro dia de palestras, além da apresentação das estatísticas do turismo, foram abordados temas como inventario turístico nas cidades históricas, turismo religioso e apresentada as ações do MTur na estruturação de 10 destinos de referência. Paraty, no segmento cultural, e São João Del Rei, no de estudos, foram citados como exemplos bem sucedidos.

O encontro prossegue na sexta-feira com exposições sobre sinalização turística, preservação de patrimônio histórico e revitalização ferroviária. Participam da jornada secretários estaduais e municipais de turismo e representantes de órgãos públicos de todo o País.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições