Cidades históricas terão fórum para desenvolvimento do turismo

Cidades históricas terão fórum para desenvolvimento do turismo

Atualizado: Quinta-feira, 18 Junho de 2009 as 12

As cidades brasileiras dotadas de patrimônios históricos terão um tratamento diferenciado no planejamento das ações para o desenvolvimento do turismo. Para discutir estratégias de exploração sustentável da atividade turística e as peculiaridades de cada localidade, o Ministério do Turismo promove de 18 a 20 de junho, em Olinda (PE), o primeiro Fórum das Cidades Históricas e Turísticas.

''O objetivo do fórum é promover o intercâmbio entre os principais centros brasileiros que possuem um acervo histórico e potencial turístico'', afirma o coordenador geral de Serviços Turísticos do MTur, Ricardo Moesch.

Segundo Moesch, as cidades históricas apresentam problemas semelhantes para o desenvolvimento do turismo. Tráfego de veículos em centros históricos, falta de guias e condutores de turismo com conhecimento da história local e ameaças à integridade do patrimônio são alguns dos gargalos identificados. De acordo com o coordenador, a atuação em ambientes históricos exige atenção especial no que se refere também a fiscalização, conscientização e qualificação dos prestadores de serviços.

O Fórum, parceria entre o MTur, Prefeitura de Olinda, Secretaria Estadual de Turismo de Pernambuco e Empetur, vai reunir representantes de órgãos federais e municipais além de especialistas em diversas áreas. Os debates abordarão questões como segurança, qualificação, controle urbano, transportes, cadastro, fiscalização, entre outros.

veja também