Cidades-sedes brasileiras em preparação para Copa

Cidades-sedes brasileiras em preparação para Copa

Atualizado: Quarta-feira, 8 Julho de 2009 as 12

Os desafios da promoção dos destinos turísticos para a Copa de 2014 foi tema, neste domingo, dia 5, de palestra do Núcleo do Conhecimento, no 4º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo (SP). O painel reuniu representantes das cidades-sedes de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Manaus (AM).

A Copa do Mundo como vitrine do Brasil lá fora, qualificação e o desafio de deixar um legado para o país foram os pontos altos das apresentações.

"Essa será a Copa da mídia, dos patrocinadores, da exposição dos destinos brasileiros. A nossa tarefa é saber como capitalizar tudo aquilo que acontecerá dentro e, principalmente, fora de campo", com essas palavras o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Carvalho, abriu sua participação na palestra.

Carvalho citou a experiência alemã do Fan Fast - reuniões da população em praças públicas para assistir aos jogos em telões - e os eventos paralelos ao mundial como instrumentos de divulgação do país. O presidente da SPTuris ressaltou também a "importância da fidelização" para o turismo. "É necessário criar uma matriz de responsabilidade para a Copa deixar um legado não só para o turismo, mas para a população brasileira", afirmou.

A representante da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, ressaltou a importância da qualificação do receptivo e de toda cadeia produtiva do turismo. E, ainda, a necessidade de associar produtos dos destinos ao turismo. "Cabe às cidades oferecer aos turistas uma diversidade de produtos e roteiros fora do campo, para que eles possam permanecer mais tempo no país, gerando emprego e renda", destacou.

Nascimento, disse que a cidade trabalhará suas potencialidades - o turismo cultural e a hospitalidade do povo mineiro - na construção da imagem para o evento.

O diretor do Departamento de Promoção e Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Márcio Nascimento - mediador da palestra - concluiu ressaltando a importância da iniciativa. "As apresentações foram muito interessantes. Os desafios são muitos e estamos aqui para fazer tudo dar certo no final".

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também