Circuito Sítios Históricos da República

Circuito Sítios Históricos da República

Atualizado: Segunda-feira, 25 Maio de 2009 as 12

Há quase 120 anos, a Praça da República (antiga Praça da Aclamação) foi cenário de um dos maiores marcos históricos do nosso País, a Proclamação da República, liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca. Em comemoração a esta data e junto à 7ª Semana Nacional de Museus, foi lançado no último sábado, 23 de maio, o Circuito Sítios Históricos da República, no Museu da República, Rio de Janeiro - capital.

A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Museu da República e a Casa Benjamin Constant, tem como objetivo subsidiar o trade turístico do Rio de Janeiro com um roteiro orientado que inclui visitas aos sítios históricos que fizeram parte da instauração do Regime Republicano no Brasil. Para isso, 91 guias turísticos da cidade foram qualificados pelo projeto entre os dias 19 e 22 de maio.

De acordo com o museólogo André Adion Angulo, do Museu da República, e coordenador da qualificação dos guias, o circuito é uma proposta de produto turístico que enriquece o segmento cultural da cidade. Ele conta que o projeto surgiu da necessidade dos museus estabelecerem um diálogo maior com a área de turismo. "Nossa expectativa é conhecer a realidade dos profissionais de turismo nas visitas aos museus e, de certa forma, apresentar novas possibilidades de trabalho".

Durante o lançamento do Circuito, a diretora do Museu da República, Magaly Cabral, e da Casa Benjamin Constant, Elaine Carrilho, assinaram o termo de compromisso, que oficializa o projeto. Após a assinatura, aconteceu a entrega dos certificados aos guias de turismo que participaram do curso de capacitação. Uma encenação teatral baseada na obra "A Pátria", de Pedro Bruno, encerrou a cerimônia.

Roteiro do Circuito Sítios Históricos da República:

1. Igreja Positivista;

2. Museu Casa de Benjamin Constant;

3. Palácio do Itamaraty;

4. Praça da República;

5. Casa de Deodoro;

6. Museu da República.

veja também