City tours gratuitos pelo mundo

City tours gratuitos pelo mundo

Atualizado: Quarta-feira, 20 Outubro de 2010 as 3:29

Verdade seja dita: fazer um city tour é uma boa maneira para ter as primeiras impressões de um lugar. Porém, bons guias turísticos podem custar caro. Para alívio de quem está mochilando por aí, há uma série de visitas guiadas e gratuitas pelo mundo afora.

EUROPA

Para conhecer os cartões-postais das grandes cidades europeias sem gastar um único euro, vale arriscar um dos roteiros da Sandemans New Europe: dá para seguir os passos da realeza de Londres, passar três horas e meia conhecendo os pontos mais famosos de Berlim ou descobrir lugares escondidos em Dublin. A empresa tem ainda tours em Amsterdã, Bruxelas, Praga, Paris, Munique, Madri e Jerusalém. Quem quiser, pode escolher o seu pelo site. E, claro, estar no local e na hora marcados. Em geral, os passeios acontecem duas vezes por dia, um de manhã e outro à tarde. Às vezes com guias que falam inglês e espanhol.

NOVA YORK

Para um estrangeiro, Nova York pode parecer fria. Mas tem gente querendo mudar isso. Os Big Apple Greeters são mais de 400 voluntários que desejam mostrar a Nova York dos nova-iorquinos – os bairros mais incríveis, como usar o transporte público, onde comer pratos típicos etc. E o melhor: tanto os conselhos quanto as voltinhas pela metrópole não custam um dólar sequer.

BUENOS AIRES

O governo de Buenos Aires mantém visitas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse histórico, cultural e arquitetônico da cidade. O programa leva o nome de Buenos Aires sem segredos. Pode ser ao Museu Casa Carlos Gardel, ao Jardim Botânico, ao Museu de la Pasión Boquense e a vários outros lugares.

CIDADE DO MÉXICO

A Cidade do México merece ser descoberta a pé. E dá pra fazer isso de graça e acompanhado por um guia do Mexico City Historical Center. Grupos de visitantes se encontram aos domingos às 10h45 num ponto que varia de semana a semana. Os tours, que duram pelo menos duas horas e são falados em espanhol, exploram ruas centrais, cafés, teatros, cemitérios e igrejas coloniais, como a Catedral Metropolitana. O telefone para agendar o passeio: 01/55/5345-8000.

veja também