Colheita de uva é opção de turismo no Rio Grande do Sul

Colheita de uva é opção de turismo no Rio Grande do Sul

Atualizado: Quarta-feira, 13 Fevereiro de 2008 as 12

A safra da uva está sendo colhida no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Essa época é ideal para os turistas que querem conhecer os parreirais e a produção de vinhos. Tudo acompanhado de muita festa.

Trinta e uma vinícolas estão instaladas no Vale dos Vinhedos. Nesta região mais de 10 milhões de quilos de uva serão utilizados na elaboração de aproximadamente sete milhões de litros de vinhos finos e espumantes.

A colheita da uva atrai turista nesta época do ano, como o casal que saiu de Porto Alegre para passar as férias. "Acho que essa é uma ótima época do ano para se procurar o Vale dos Vinhedos. Não tem tanto movimento como em outras épocas do ano e é uma opção para quem não está muito a fim de ir ao litoral", comenta o advogado Adão Paiane.

E é nesse cenário que está localizada uma vinícola que há sete anos promove a Festa da Vindima.

O passeio começa depois que todos estão acomodados. No trajeto a cantoria faz parte da festa. O parreiral é a primeira parada, onde os turistas têm a oportunidade de colher a fruta. Não tem como não registrar esse momento. A professora Marlene Torezzan, que saiu do interior de São Paulo, faz pose e debaixo dos parreirais lembra dos antepassados. "A minha origem italiana grita quando eu vejo essas coisas. Eu fico emocionada", diz.

Em torno de 500 turistas passam pela região durante a Festa da Vindima que acontece em sete finais de semana. E um dos momentos mais esperados é a hora de esmagar uva com os pés como antigamente. Essa é uma experiência que os turistas vão guardar na memória para sempre.

A colheita da uva vai até março no Vale dos Vinhedos.

Postado por: Felipe Pinheiro

 

veja também