Colômbia inaugura teleférico com 6,3 km de extensão

Colômbia inaugura teleférico com 6,3 km de extensão

Atualizado: Sexta-feira, 27 Março de 2009 as 12

Imagine um bondinho com percurso quase cinco vezes maior que o do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, em uma região de natureza preservada.

É o que a Colômbia oferece aos visitantes que sobem uma das montanhas do Parque Nacional Del Chicamocha, no Estado de Santander.

O teleférico foi inaugurado neste mês e tem 6,3 km de extensão. Segundo o governo colombiano, é um dos maiores da América Latina.

As cabines têm capacidade para oito pessoas sentadas e integram um sistema projetado para operar em meio aos fortes ventos da região.

A relação da Colômbia com os teleféricos ficou famosa cinco anos atrás, quando a cidade de Medellín inaugurou o Metrocable, que utiliza os bondinhos aéreos dentro do sistema público de transporte.

O teleférico mais famoso do Brasil é o bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Sua extensão soma 1.325 metros (575 metros da Praia Vermelha ao Morro da Urca e 750 metros do Morro da Urca ao Pão de Açúcar). A atração recebe anualmente 900 mil visitantes.

Em Portugal, o destaque é o teleférico do Parque das Nações, em Lisboa. O visitante tem uma bela vista do rio Tejo ao longo dos mais de 1.000 metros de extensão.

veja também