Com mar calmo, praia de Palhoça é ideal para esportes náuticos

Com mar calmo, praia de Palhoça é ideal para esportes náuticos

Atualizado: Terça-feira, 29 Novembro de 2011 as 8:22

Com a calmaria de um vilarejo e uma bela paisagem, a praia da Pinheira, localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, chama cada vez mais atenção dos turistas adeptos dos esportes náuticos. O mar - praticamente sem ondas - é ideal para a prática de mergulhos e passeios de lanchas pela região.

As colônias pesqueiras tornam o lugar mais aconchegante para os que procuram tranquilidade e passeios familiares. Mas isso é apenas uma parte de Palhoça, que esconde cenários estonteantes, descobertos apenas pelos mais exploradores.

Aos que procuram uma visão mais ampla de Palhoça, o Morro do Cambirela - um dos cartões postais da cidade - possui mais de mil metros de altitude.  

Para quem quer enfrentar a trilha, recomenda-se um ótimo preparo físico. Contudo, o resultado vale a pena: do pico da montanha, é possível enxergar toda a ilha de Santa Catarina.

Mais próximo do centro, os turistas podem conferir as feiras com trabalhos artesanais dos nativos, como peças em barro, pinturas diversas, conchas. Além disso, os mais interessados em conhecer a cultura local, pode conhecer as danças do boi mamão e cantorias do divino, características do povo açoriano.

Aliás, um dos lugares onde a cultura açoriana mais prevalece fica na Enseada de Brito. Lá é possível encontrar casarões centenários e a Igreja da Enseada do Brito, uma das paróquias mais antigas do Estado, foi elevada à categoria de igreja paroquial em 1750, durante o período colonial.

Os mais interessados no lado gastronômico de Palhoça encontram uma variedade de frutos do mar. Atualmente, a cidade é considerada uma grande produtora de mariscos, camarões e ostras, além de ser um dos maiores pólos de criação de escargots do País.

veja também