Começa a temporada para avistar baleias no litoral catarinense

Começa a temporada para avistar baleias no litoral catarinense

Atualizado: Segunda-feira, 15 Agosto de 2011 as 9:56

O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.

Qual é a melhor época A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.

A Baleia

Antes de serem dizimadas as baleias francas foram uma das espécies de baleia mais abundantes em águas brasileiras e com caça indiscriminada desde o século XVII elas quase foram totalmente extintas.

Apesar de até hoje ainda sofrem risco de extinção sua população tem voltado a crescer graças ao trabalho do projeto Baleia Franca que com muita luta conseguiu transformar grande parte da costa catarinense em Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. O Projeto é mantido pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre - IWC/Brasil com patrocínio da Petrobras e dedica-se ao estudo e proteção desta espécie de baleia ameaçada e do ambiente marinho no Brasil.

O Projeto tem sede na praia de Itapirubá em Imbituba, onde recebe visitantes e orienta interessados em observar as baleias.

A Baleia Franca (Eubalaena australis) tem como característica o corpo negro e arredondado e manchas brancas irregulares na barriga e “verrugas” geralmente acinzentadas ou branco-amareladas na cabeça. Essas “verrugas” de nascença são diferentes em cada baleia, permitindo aos pesquisadores conhecê-las individualmente e assim preservar a espécie.

Observando as Baleias Francas sem perturbar A Lei Federal 7.643/87 e a Portaria IBAMA 117/96, além da Instrução Normativa IBAMA 102/06 que se aplica à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas. Conheça algumas das normas para observar as baleias francas sem molestá-las:

- Respeite as áreas fechadas à observação embarcada na APA da Baleia Franca (veja mapa no site do Projeto);

- Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);

- Nunca avance bruscamente na direção das baleias;

- Nunca se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;

- Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;

- Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;

- Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;

- Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos;

- Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande!

Dicas para uma boa avistagem Para ver as baleias a partir de terra, procure locais elevados e leve binóculos (10x50 são os melhores). Se embarcado, siga as normas acima para não perturbar as baleias, assegurando sua presença por mais tempo. Previna-se contra o frio

e os ventos com roupas adequadas. Conheça e respeite a cultura das comunidades locais. Informe-se junto ao Projeto Baleia Franca sobre operadores de ecoturismo recomendados.

Leia e Saiba mais no site do Projeto Baleia Franca ( www.baleiafranca.org.br )

veja também