Começa na quinta o festival de filmes de turismo em Santa Catarina

Começa na quinta o festival de filmes de turismo em Santa Catarina

Atualizado: Quinta-feira, 19 Maio de 2011 as 8:40

Considerado o Oscar dos filmes turísticos, o TourFilm Brazil faz parte do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), que acontece em 13 cidades do mundo. Florianópolis recebe a etapa América Latina e Caribe e teve 300 filmes inscritos. Do Brasil, 24 estados mais o Distrito Federal estão participando.

Nesta segunda edição do festival, os filmes irão concorrer em 15 categorias e também serão premiados em outras cinco categorias especiais: Melhor Filme da Lusofonia (prêmio atribuído em conjunto com o festival internacional Art&Tur, de Barcelos, Portugal); Melhor Filme da América Latina; Melhor Filme do Caribe; Melhor Filme Brasileiro e Melhor filme Catarinense.

Um prêmio especial, denominado Prêmio Prof. Henrique José de Souza (“Raça Atabimânica”), é dado à produção que contribua para que as pessoas tenham uma nova visão de mundo. As sessões de exibição dos filmes premiados, o Fórum Internacional de Audiovisuais para o Turismo e a cerimônia de premiação ocorrerão de 19 a 21 de maio deste ano.  O TourFilm Brazil é uma oportunidade de divulgar destinos e serviços oferecidos pelo trade, além de incentivar as produções de filmes turísticos no mundo e premiar talentos. Também permitirá a troca de experiências entre os profissionais da área, já que alunos de instituições ligadas ao turismo e às faculdades de cinema e turismo fazem parte do foco do festival.

Os vencedores desta etapa serão conhecidos no evento e receberão as estatuetas Arara de Ouro, Arara de Prata ou Arara de Bronze. Dentre os ganhadores da Arara de Ouro, um será escolhido pelo júri para receber a Arara Vermelha (Araracanga), ficando assim habilitado a concorrer ao prêmio de Melhor Filme de Turismo do Mundo, em Viena.

As categorias:

Destinos Turísticos;

Turismo de Natureza e Ecologia;

Turismo de Aventura;

Turismo Esportivo;

Turismo de Eventos;

Turismo Náutico;

Hotéis e Resorts;

Sabores e Aromas;

Pessoas, Culturas e Tradições;

Turismo Religioso;

Parques Temáticos;

Transportes para o Turismo;

Turismo em Animação e Cartoon;

Filmes em 3D;  

veja também