Começa o Festival de Inverno de Campos do Jordão-SP

Começa o Festival de Inverno de Campos do Jordão-SP

Atualizado: Quarta-feira, 7 Julho de 2010 as 10:29

Começou no último sábado a 41ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Com o tema "A Música e seus Diáologos", o evento oferecerá ao público a sua já tradicional programação de concertos, que reúne estrelas nacionais e estrangeiras da música clássica, mas traz também muitas novidades para o público e para os jovens instrumentistas que compõem o corpo de bolsistas do Festival.

"Um dos segredos do sucesso do Festival é justamente essa junção entre o aspecto formador e o de difusão cultural, com aulas para os jovens e concertos abertos ao grande público. O evento coroa as ações da Secretaria da Cultura para o ensino e a difusão da música erudita", explica o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Para reforçar os objetivos do festival, o número de concertos e de atividades pedagógicas foi ampliado em 2010 - de uma média de 40 atrações em edições anteriores para mais de 80 concertos neste ano. Onze desses espetáculos serão realizados em São Paulo - no Sesc Vila Mariana e na Sala São Paulo. Em Campos, os principais artistas vão se apresentar no Auditório Claudio Santoro, na capela do Palácio Boa Vista, na Praça do Capivari e nas igrejas São Benedito, Santa Terezinha e Nossa Senhora da Saúde.

Este ano, novidades no formato do evento permitiram integrar a programação artística com a pedagógica. Assim, os professores do festival, entre os quais estão alguns dos melhores músicos do mundo, também farão apresentações em concertos de câmara. O mesmo acontecerá com os bolsistas, que formam grupos de câmara para tocar nas igrejas de Campos e, posteriormente, integrarão a celebrada Orquestra do Festival para o concerto de encerramento, no dia 1º de agosto. Além disso, muitos dos artistas presentes no Festival ministrarão master classes, oficinas e palestras para os bolsistas e para o público interessado.

Entre as atrações do evento estarão os pianistas brasileiros Nelson Freire, Cristina Ortiz e Arnaldo Cohen; o violinista francês Gilles Apap; o oboísta alemão Albrecht Mayer; o violoncelista brasileiro Antonio Meneses; além do grupo de música antiga Akamus e do Arditti Quartett, especializado em música contemporânea. Entre as orquestras presentes estão a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Brasileira e a Filarmônica de Minas Gerais.

Os preços dos ingressos variam de R$ 10 a R$ 80, mas vale lembrar que há preços diferenciados para os moradores de Campos e região, mediante apresentação de comprovante de residência. Além disso, todos os concertos realizados na Praça do Capivari e nas igrejas de Santa Teresinha, São Benedito e Nossa Senhora da Saúde, em Campos do Jordão, têm entrada franca. Ao todo, serão 37 apresentações gratuitas.

Para consultar a programação e saber mais sobre o festival, consulte o site www.festivalcamposdojordao.org.br

Impacto além da cultura

Além do impacto na cena musical, o Festival atrai um grande público para a temporada de inverno de Campos do Jordão. Em 2009, foram mais de 50 mil espectadores e um total de mais de 1,5 milhão de turistas na cidade, e este ano, com as novidades na programação, espera-se que pelo menos 90 mil pessoas sejam atingidas diretamente pelas atividades do Festival. “Como o maior evento de música clássica do País e da America Latina, é inestimável a sua importância para a formação cultural da população brasileira e ao incentivo de jovens talentos da música”, afirma o governador Alberto Goldman.

veja também