Comemore o feriado de Tiradentes em Tiradentes, uai!

Comemore o feriado de Tiradentes em Tiradentes, uai!

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

Tiradentes foi uma das cidades mineiras mais cobertas de ouro do Brasil. Por causa dessa abundância do metal, muitas pessoas foram atraídas para o local interessadas em sua exploração, o que ajudou a formar um arraial no ano de 1718.

Com o nome de Vila de São José del Rei, esse arraial sofreu com o período da decadência do ouro, que não impediu que a Coroa Portuguesa lançasse a derrama, o pagamento dos impostos atrasados do quinto do ouro. O povo, oprimido pela corte, começou a se organizar em um movimento revolucionário, hoje conhecido como Inconfidência Mineira, cujo nome de sua figura mais célebre batizou a cidade.

A vocação turística de Tiradentes é inegável. Seja pelas construções tombadas pelo Iphan (o Instituto do Patrimônio Histórico), seja pelas atrações ou por suas cachoeiras e fazendas, a cidade é um ótimo lugar para a prática de esportes radicais ,como passeios de mountain bike, visitas a cavernas, remo, rafting, trekking, escaladas, passeios de jipe e bote e cavalgadas.

Estando lá, não deixe de conhecer pontos turísticos como a cachoeira do Bom Despacho, o balneário das Águas Santas, a igreja da Santíssima Trindade (esta aí em cima), datada de 1810, a cadeia antiga, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra, a Maria-Fumaça e o Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a região com água.

Você ainda pode fazer um passeio de charrete pela cidade. Elas ficam estacionadas no Largo das Forras e te guiarão pelas principais atrações e diversas igrejas, como a Matriz de Santo Antônio, finalizada em 1752 e considerada a segunda matriz mais imponente do país por estar repleta de trabalhos atribuídos ao mestre Aleijadinho.

A boa comida mineira está presente nos restaurantes que servem receitas tradicionais. Prove o curioso tempero ora-pro-nóbis, um tipo de folha usada para dar gosto ao frango e ao angu. Mergulhe neste universo de cultura, inspire-se na onda dos antigos aventureiros da região e se jogue na adrenalina!

Serviço

CVC, tel.: (11) 2191-8410

Redação Custom Editora

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também