Como programar viagens curtas nos feriados prolongados de 2023

Se planejar é a melhor forma de economizar dinheiro e evitar perrengues.

Fonte: GuiameAtualizado: quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 às 16:08
(Foto: Caleb George/Unsplash)
(Foto: Caleb George/Unsplash)

O ano de 2023 terá sete feriados nacionais prolongados, todos entre quinta e segunda-feira. Se planejar é a melhor forma de economizar dinheiro e evitar perrengues nesses dias.

Como fazer isso, na prática? Veja algumas dicas de especialistas em turismo, segundo o portal g1:

- É importante planejar as viagens pelo menos 15 dias antes, para poder conseguir preços melhores e não sofrer com imprevistos;

- Para comprar as passagens aéreas, o recomendado é confirmar de 30 a 60 dias antes;

- Se o destino estiver no raio de 200 km de distância, pode valer mais utilizar o carro, se possível.

Outra coisa a se levar em conta na hora do planejamento é o destino — para cada lugar e formato, há dicas e cuidados especiais. Confira:

Visitas a grandes centros

Os turistas que planejam sair do interior rumo às capitais devem organizar os passeios com até 15 dias de antecedência, segundo Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo do Fecomércio de São Paulo.

Onde encontrar essas experiências? Em hotéis elegantes, galerias de arte, bares com estilos diferenciados, destinos culinários, entre outras atividades em que a agitação faz parte do divertimento.

"O público jovem de pequenas cidades está escolhendo destinos mais vibrantes, que envolvem diversão, vida cultural ativa e gastronomia. Por conta disso, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, que geralmente estão mais vazias nos feriados, acabam sendo atrativas", explica Luiz Trigo, professor do curso de Lazer e Turismo na Universidade de São Paulo (USP).

Destinos que oferecem bem-estar e natureza

Se você quer contato com a natureza e respirar ar fresco, não faltam opções — a dica é ficar atento a promoções na internet para aproveitar as melhores ofertas.

"Cada vez mais hotéis trazem maior comodidade como spa, piscina, hidromassagem, restaurante, pistas de corridas, esporte, aproveitando a natureza do local", diz Mariana, também pesquisadora na USP.

Uma tendência que deve seguir pelo próximo ano é o “glamping”, uma opção de hospedagem composta por instalações luxuosas em áreas de contato com a natureza. Mas por ter vagas limitadas, a recomendação é fazer reservas com 90 dias de antecedência.

Opções nesta categoria podem ser encontradas principalmente no interior e área serrana de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Opções 'queridinhas do improviso'

Para aqueles que decidem viajar para destinos tropicais, a recomendação é ficar atento aos sites de buscas de hospedagem para planejar a viagem com mais agilidade.

É possível encontrar opções de hospedagem em hotéis, tanto no interior quanto nas praias, que oferecem atividades para toda a família, incluindo pets.

Uma tendência é fazer reservas em imóveis: a locação em destinos de praia, com piscinas e surfe estão entre as mais reservadas pelos turistas, segundo um levantamento do Airbnb, que analisou os check-ins realizados entre maio e setembro para a temporada de verão de 2023.

O indicado é planejar essas viagens com 30 dias de antecedência.

Festas populares e minicruzeiros

Empresas de turismo podem lançar pacotes com preços diferenciados para grandes eventos populares, como o carnaval, com até um ano de antecedência.

Se você está preparando sua viagem por conta, verifique se há eventos paralelos no local de destino que possam atrapalhar o seu roteiro. Essas atrações podem interferir no orçamento e no tempo gasto em atividades programadas.

Os minicruzeiros também são uma opção, principalmente para os passageiros de primeira viagem, pois percorrem rotas curtas ao longo da costa brasileira, recomenda Leda De Luca, travel designer e fundadora do blog Ares do Mundo.

Esteja sempre atento às condições e serviços incluídos na tarifa antes de fazer a reserva. As tarifas são geralmente mais baratas nas cabines internas sem janela. 

Monitorar as ofertas na internet pode permitir boas oportunidades com descontos.

Passagens e transporte

Como escolher o meio de transporte? Deve-se levar em conta fatores como acessibilidade a atrações, despesas com estacionamento, trânsito intenso e condições climáticas.

No caso das passagens aéreas, "a recomendação é que os passageiros comprem as passagens com uma certa antecedência de 30 a 60 dias. Antes de 60 dias os preços flutuam muito pouco e acaba não sendo um momento ideal", afirma Mariana. Além disso, prefira voos com trechos rápidos e aeroportos com fácil acesso aos destinos.

De carro, a dica é verificar as vias de acesso para chegar aos pontos turísticos. "Escolha viagens mais curtas, entre 100 e 200 km do ponto de partida e com acessos mais tranquilos", completa. Se você estiver na capital de São Paulo, por exemplo, nesta distância tem regiões de montanha e praia para visitar.

De ônibus, as possibilidades para encontrar passagens aumentam em dias que antecedem feriados, já que empresas aumentam a frota para atender o público. "É preciso escolher o roteiro, evitar aqueles ônibus que vão parando em vários locais. Temos ônibus muito confortáveis, inclusive o ônibus leito que dá para ir tranquilamente”, diz Trigo.

Um alerta importante é pesquisar sobre a região: veja informações sobre os destinos, incluindo eventos climáticos que possam afetar a viagem, como alertas de tromba d’água em cachoeiras e deslizamentos em regiões montanhosas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições