Como reduzir o mal-estar após um voo?

Como reduzir o mal-estar após um voo?

Atualizado: Quarta-feira, 21 Outubro de 2009 as 12

O ritmo circadiano (o ciclo do dia e da noite, ou sono-vigília) pode sofrer uma alteração se você viajar para lugares de fuso horário muito diferente. Veja como reduzir o mal-estar chamado ''jet-leg'', que se manifesta com cansaço, insônia, falta de apetite, irritabilidade e alterações na memória, entre outros sintomas.

Veja passo a passo, o que se pode fazer para evitar a costumeira indisposição pós-viagem.

Passos

Durma bem antes de viajar. Se você vai para o oeste, procure acordar mais cedo nos dois dias antes da viagem. Tente dormir no avião de acordo com o fuso horário do lugar de destino. Use travesseiro, de preferência semicircular, para manter o pescoço bem posicionado e relaxado. Vista uma roupa confortável, coloque tampões nos ouvidos e use máscara de dormir ou óculos escuros. Evite tomar bebida alcoólica e café; beba muita água. Coma alimentos leves durante a viagem. Se for possível, consuma frutas. Se você chegar ao lugar de destino durante o dia, passeie na rua para se expor ao sol. Isso ajudará a reprogramar o seu relógio biológico. Faça atividade física. Caminhadas diárias que durem de 45 minutos a uma hora são as mais recomendáveis. Durma no horário apropriado para o lugar onde você está. Chá de tília ou de valeriana ajudam a conciliar o sono.

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