Complexo Disney: conheça os parques temáticos

Complexo Disney: conheça os parques temáticos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:28

Fruto e herança da visão e da criatividade de Walt Disney (1901-1966), o complexo de parques que leva seu nome mudou a região central da Flórida.

Para não repetir as perdas de lucro do seu primeiro parque, a californiana Disneylândia, ao não controlar os hotéis que pipocaram ao seu redor, a corporação comprou secretamente um terreno duas vezes maior do que a ilha de Manhattan nos anos 1960. Desde então, o grupo Disney tem sua segurança e estradas, poderes similares aos de um município.

Hoje, o complexo ostenta quatro megaparques temáticos, dois parques aquáticos, resorts e um centro de comércio e entretenimento.

O Reino Encantado (Magic Kingdom), aberto em 1971 e baseado nos moldes da original, é a Disney do imaginário popular. As atrações são clássicas: da Space Mountain aos Piratas do Caribe, passando pela Splash Mountain e pela Big Thunder Mountain Railroad.

Uma atração recente, na maior tela de projeção do mundo, é o filme 3-D "Mickey's Philharmagic", com trapalhadas do Pato Donald ao preparar a orquestra para o maestro Mickey. Já a Bibbidi Bobbidi Boutique, no castelo da Cinderela, transforma meninas em princesas por um dia.

O segundo parque Disney ali inaugurado foi o Epcot, acrônimo para Experimental Prototype Community of Tomorrow (algo como Comunidade Prototípica Experimental do Futuro). O projeto original de Disney antecede até mesmo a construção do Magic Kingdom e já previa uma verdadeira comunidade utópica planejada.

Disney não chegou a ver seu reino encantado, inaugurado após sua morte, em 1966.

O Epcot mantém uma área duas vezes maior que o Magic Kingdom e é dividido em duas partes: a primeira delas, o Future World, é dedicada à ciência e às inovações tecnológicas.

A segunda metade, o World Showcase, mostra em pavilhões um pouco da cultura --e das iguarias-- de alguns países.

No Mundo do Futuro (Future World) destaca-se o desenho da geosfera da Spaceship Earth, ícone reinaugurado recentemente com novos cenários e efeitos especiais.

Mais interessante que a viagem através do tempo e do espaço dentro da geosfera, uma das atrações do parque, o Soarin, simula um relaxante sobrevôo por magníficas paisagens californianas.

Mais agitados são o Test Track, simulando testes reais de veículos, e o Mission: Space, que reproduz uma viagem a Marte desde o lançamento da nave até o pouso no planeta vermelho --e tem dois níveis de intensidade, pois, para alguns, o realismo mais intenso pode ser intenso demais.

Já o World Showcase, construído no perímetro de um lago artificial, destaca a cultura de 11 países em pavilhões que oferecem bons restaurantes e atrações diversas. Os funcionários são cidadãos daqueles países. É também o melhor lugar para assistir ao show pirotécnico IllumiNations: Reflections from Earth, que encerra os trabalhos no parque diariamente.

O Disney Hollywood Studios veio em seguida, inaugurado em 1989. Shows de dublês, filmes em 3-D e desfiles de personagens da Pixar dão o tom, mas, em termos de emoção, destacam-se a Rock'n'Rollercoaster, montanha russa interna cujo tema e trilha sonora são da banda de rock Aerosmith, e a já clássica The Twilight Zone Tower of Terror, uma sinistra viagem de elevador num hotel mal-assombrado, que acaba numa seqüência de quedas.

A mais nova atração é a Toy Story Mania, onde o visitante participa de uma competição interativa em 3-D. Para o fim de 2008, a Disney promete uma nova atração, baseada no popular programa de TV "American Idol", onde o vencedor do concurso diário estará garantido em futuras eliminatórias regionais do programa.

Já o Animal Kingdom, aberto há uma década, em 1998, é o maior parque da Disney em área no mundo. Seu símbolo é a árvore da vida.

Situada na Discovery Island, no centro do complexo, essa árvore marca o início das trilhas para as outras seis diferentes áreas, incluindo uma dedicada à África e outra à Ásia, reproduzindo ambientes da cordilheira do Himalaia. Ali fica a a montanha-russa Everest Expedition, uma réplica de uma montanha, com direito a memorabilia de alpinismo, geleiras e o abominável homem das neves causando estragos nos trilhos.

Na parte que remete à África, o Kilimanjaro Safari é onde os visitantes observam de perto leões, elefantes, girafas e outras espécies da fauna das selvas do continente. O parque também tem shows como o "Festival do Rei Leão" e o musical "Procurando Nemo".

O império da Disney ainda inclui dois parques aquáticos: o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach.

Por: Pedro Carrilho

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições