Compra antecipada de pacote dá mais desconto que pagamento à vista

Compra antecipada de pacote dá mais desconto que pagamento à vista

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 1:47

Planejamento é uma das regras básicas para se ter uma vida financeira saudável e é essencial para se ter um orçamento em ordem.

E é ele também que pode fazer com que você economize antes de viajar. De acordo com o diretor da Classtour e da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), Constantino Karacostas, quem compra um pacote com antecedência chega a pagar entre 15% e 20% a menos no valor total da viagem.

"Tudo está relacionado à lei da oferta e da procura. Quanto maior a procura, mais o preço sobe. Por exemplo, se você está planejando viajar no mês de outubro e compra o pacote agora, é certo que os aviões ainda não estarão lotados, nem os hotéis. Quando se aproxima da data pretendida já é mais difícil arrumar vaga, e aí tudo fica mais caro. Sem falar que, com antecedência, é possível ficar de olho e aproveitar possíveis promoções realizadas pela companhia aérea ou pela rede hoteleira".

Antecedência x à vista

O executivo diz ainda que quando o assunto é pacotes de viagem, a compra com antecedência, mesmo que parcelada, tem grande vantagem sobre a compra à vista.

"Como eu já disse, com antecedência é possível reservar avião e hotel mais barato. Não adianta a pessoa ir na agência às vesperas da viagem, com o dinheiro para pagar à vista, porque vão ter poucas vagas, elas estarão sendo disputadas e não dará para negociar um bom desconto".

Ainda segundo Karacostas, é preferível parcelar a viagem para conseguir o preço menor. "Não há nenhum investimento, pelo menos entre os mais conservadores, que seja capaz de lhe dar um retorno de 20% no curto prazo. Então, investir esse dinheiro para pagar à vista não é a melhor opção, até porque aviões lotam com certa rapidez e já vi casos de pessoas com dinheiro em mãos não conseguir comprar nem uma passagem de primeira classe", garante.

veja também