Confira as dicas para contratar pacote de férias do final de ano

Confira as dicas para contratar pacote de férias do final de ano

Atualizado: Quinta-feira, 28 Julho de 2011 as 10:56

Mal acabou as férias de julho e as empresa de turismo já estão oferecendo os pacotes para o final do ano. Contudo, se alguns cuidados não forem tomados, o descanso pode se tornar uma grande dor de cabeça. De acordo com o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), antes de fechar qualquer contrato, o consumidor deve pesquisar no Procon se existe alguma reclamação contra a empresa escolhida.

Além disso, propagandas com ofertas muito vantajosas merecem atenção redobrada, visto que, muitas vezes, escondem um serviço de qualidade duvidosa ou diverso do anunciado.

Atenção redobrada também merecem as atrações e eventos especiais que na, maior parte das vezes, aumentam bastante o custo da viagem.

Contrato

Tomadas as primeiras providências, é hora de olhar para o contrato. Segundo o Ibedec, este deve ser por escrito e conter o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os translados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios.

O consumidor deve se informar se o voo tem escalas e se pode ou não desdobrar a passagem para visitar outra localidade.

Por fim, aconselha o Ibedec, para viagens internacionais, não se esqueça de fazer a conversão da moeda a fim de saber o valor exato do pacote em reais, bem como especificar se o preço será em dólar ou fixo em reais para evitar surpresas.

Por: Gladys Ferraz Magalhães

veja também