Confira dicas para realizar uma viagem tranquila nestas férias

Confira dicas para realizar uma viagem tranquila nestas férias

Atualizado: Terça-feira, 6 Dezembro de 2011 as 11:45

Para ter uma viagem tranquila nestas férias, a dica mais importante é o planejamento. Antes de fechar uma viagem, é preciso programar tudo: o destino, o percurso, a estadia, os passeios, além de checar a documentação.

O Ministério do Turismo recomenda que os consumidores guardem os contratos e escolham empresas com registro no Cadastur. A ferramenta é um sistema on-line que reúne todos os prestadores de serviços de turismo formalizados e habilitados para atuação no setor, no Brasil.

Outra dica importante é ler o contrato com atenção e conferir se tudo que foi combinado para o pacote consta no documento. Verifique também as regras de cancelamento e solicitação de assistência médica durante a viagem. 

Cuidados

Confira com atenção os nomes emitidos nos bilhetes aéreos ou rodoviários, voucher para eventos e passeios turísticos.

Não se esqueça de verificar também as taxas obrigatórias e os horários de check in e check out de voos e hotéis.

O Ministério do Turismo recomenda ainda, em caso de dano, avaria ou furto de bagagem, que o passageiro procure um funcionário da empresa aérea, ainda na sala de desembarque, e preencha o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem).

Turismo nacional

Ainda segundo o Ministério, nos próximos dois meses, 68 milhões de viagens serão realizadas por brasileiros com destinos nacionais.

Com foco nesse grande número de viagens, foi desenvolvida a terceira edição do guia de bolso Viaje Legal. O guia pode ser baixado pelo site www.viajelegal.turismo.gov.br.

Na cartilha, o turista irá encontrar soluções e providências a serem tomadas para casos como cancelamento de voos, extravio de bagagens, overbooking em hotéis ou contaminação por alimentos, além de esclarecer dúvidas sobre vacinas e transporte de animais.

Cadastrur

No Cadastur, o consumidor poderá encontrar a lista com todos os prestadores de serviços turísticos que estão em situação regular e em conformidade com a lei.

Mas atenção: não são todos os tipos de serviços que são obrigados a ter o cadastro no sistema. Apenas os serviços de agências de turismo, meio de hospedagem, guia de turismo, organizadora de eventos, acompanhamento turístico e parque temático são obrigados a realizar o registro no Cadastur.

Então, para garantir a tranquilidade na sua viagem, verifique se o prestador de serviços turísticos está regularmente cadastrado no Ministério do Turismo por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br.

Foto: Thinkstock

veja também