Confira o que abre e o que fecha no feriado em SP

Confira o que abre e o que fecha no feriado em SP

Atualizado: Quarta-feira, 10 Junho de 2009 as 12

Quem ficar em São Paulo durante o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira, 11 de junho, deve estar atento ao funcionamento e mudanças de horário nos serviços da cidade.

Manutenções nas linhas da CPTM causarão aumento do intervalo entre os trens e obrigarão passageiros a fazer baldeações em alguns trajetos. Já os ônibus municipais circularão com 40% da frota durante o feriado e com 60% na sexta-feira.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos permanecerão fechados durante o feriado, funcionando normalmente na sexta-feira, 12 de junho. A Febraban lembra ainda que contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) com vencimento no dia 11 poderão ser pagas na sexta-feira, sem incidência de multa.

Transportes

Nesta quarta-feira, 10 de junho, a circulação de trens nas linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha) do Metrô será reforçada nos períodos da tarde e noite para transportarem os paulistanos que deixarem a cidade pelos terminais rodoviários ligados a estas linhas. Na linha 2 (Verde), a circulação de trens será normal.

No dia do feriado, a operação será como em um domingo, com 50% da frota em circulação. Já na sexta-feira e no sábado, dia 13, a circulação será normal para estes dias. No domingo, dia da 13ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Linha 2 (Verde) terá reforço com oito trens em circulação pela manhã, 12 no período da tarde e oito à noite para atender a demanda do público que for à Avenida Paulista, local onde é realizado o evento.

Para facilitar o retorno do feriado, na segunda-feira, 15 de junho,, a operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipada para as 4h e na Linha 2 para as 4h30. A Linha 5 funcionará normalmente.

Nas linhas da CPTM, as manutenções que serão realizadas no feriado causarão aumento no intervalo entre os trens. Das 20h de sábado até as 7h de domingo, os trens da linha 9 (Esmeralda) circularão somente entre as estações Presidente Altino e Grajaú, com intervalos de 20 minutos. A Estação Osasco funcionará normalmente para a Linha 8 (Diamante). Quem quiser seguir viagem até Osasco, deverá desembarcar em Presidente Altino, fazer baldeação para a Linha 8 e seguir sentido Itapevi.

Na Linha 10 (Turquesa), entre 9h30 e 12h30 desta quarta-feira e entre 6h e 19h do sábado, quem passar pela Estação Luz deverá fazer baldeação para seguir viagem. Os trens terão saídas alternadas um para as estações Mauá e Rio Grande da Serra. Entre Luz e Mauá, o intervalo será de 12 minutos e entre Mauá e Rio Grande da Serra será de 24.

Ainda nesta linha, os trens circularão somente entre as estações Brás e Rio Grande da Serra, das 20h do sábado às 7h do domingo. Quem desejar seguir viagem sentido Luz, deverá fazer baldeação para a Linha 11 (Coral) na Estação Brás.

Os ônibus municipais circularão com 40% da frota na quinta-feira e no domingo e com 60% na sexta-feira e no sábado.

No feriado e no domingo, os ônibus intermunicipais farão 55% das viagens dos dias úteis. Na sexta-feira e no sábado serão 80% das viagens de um dia útil.

Abastecimento

No dia do feriado, abrirão os mercados municipais Kinjo Yamato, das 2h às 15h; Paulistano, das 6h às 18h; Vila Formosa e Teotônio Vilela, das 7h às 13h e Pirituba, das 7h às 14h. Os mercados Central Leste, Guaianazes, Ipiranga, Pinheiros, Penha, São Miguel, Sapopemba e Tucuruvi abrirão das 8h às 13h. Já o da Lapa e de Santo Amaro funcionará das 8h às 14h. Na sexta-feira, todos funcionarão normalmente.

Os sacolões Avanhandava, Bela Vista, Brigadeiro, Lapa e Piraporinha, abrirão das 7h às 13h no dia do feriado. Abrirão também os sacolões Butantã, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, Jaçanã, Jaguaré, Jaraguá, João Moura, Santo Amaro e Cidade Tiradentes, das 7h às 14h e São Miguel, das 8h às 13h. O sacolão do Rio Pequeno não funcionará. Todos atenderão em horário normal de funcionamento na sexta-feira. As feiras livres funcionarão normalmente no feriado e na sexta-feira.

Abrigos

Abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente e Centros de Acolhida funcionarão normalmente na quinta e na sexta-feira.

No feriado, o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, a Loja Social - Roda da Cidadania, Agente Jovem, Restaurante-Escola e Centros para Criança e Adolescente permanecerão fechados, abrindo normalmente na sexta-feira.

Cultura

As bibliotecas Viriato Correa, Monteiro Lobato e dos bairros só abrirão no sábado. A Biblioteca Mario de Andrade permanece fechada para reforma.

As casas do Bandeirante, do Grito, do Tatuapé e Modernista, os sítios da Ressaca e Morrinhos, Galeria Olido, Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirão todos os dias.

As escolas de Bailado, Municipal de Iniciação Artística e Municipal de Música e Orquestra Experimental de Repertório e o Balé da Cidade fecharão.

Os teatros Alfredo Mesquita, Paulo Eiró, Martins Penna e Artur Azevedo não funcionarão na quinta-feira, mas terão programação normal na sexta e no fim de semana. Já os teatros Cacilda Becker, Flávio Império e Décio de Almeida Prado permanecerão fechados para reforma.

O Teatro João Caetano abrirá todos os dias e o Teatro Municipal de São Paulo funcionará apenas no sábado. A bilheteria funcionará normalmente.

Educação

As escolas da rede municipal de ensino não funcionarão na quinta e na sexta-feira. Os CEUs terão programações culturais e esportivas todos os dias nos horários habituais.

Esporte

Os Clubes da Cidade fecharão no dia do feriado, mas abrirão normalmente na sexta-feira e no fim de semana.

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h horas atenderão normalmente. As AMAs, que não são 24 horas, fecharão no dia do feriado, reabrindo na sexta e no sábado, das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde permanecerão fechadas na quinta e na sexta, reabrindo na segunda-feira.

Subprefeituras

As Praças de Atendimento não funcionarão e só reabrem na segunda-feira.

Trabalho

As cinco unidades do Centro de Apoio ao Trabalho não vão funcionar.

Parques

Os parques municipais funcionarão normalmente e o Planetário do Ibirapuera não abrirá na sexta-feira.

Sabesp

Os postos da Sabesp na região metropolitana de São Paulo permanecerão fechados no feriado, abrindo normalmente na sexta-feira. A Central de Atendimento ao Cliente (195) funcionará normalmente todos os dias e atenderá casos de emergência.

Poupatempo  

Os postos do Poupatempo estarão fechados durante a quinta-feira, funcionando normalmente na sexta-feira e no fim de semana.

veja também