Confira quais são os cinco melhores destinos para o cicloturismo

Confira quais são os cinco melhores destinos para o cicloturismo

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 8:50

O caderno de Turismo da Folha conversou com quatro experts em bikes para descobrir quais são os melhores destinos para quem quiser fazer uma viagem que inclua roteiros de bicicleta.

A proposta foi a de mostrar os mais bonitos locais para conhecer sobre duas rodas fora o Deserto do Atacama, visitado --e aprovado-- pela reportagem.

Guilherme Padilha, sócio da agência Auroraeco, Rodrigo Taddei e Adriana Kroehne, ambos proprietários da Bike Expedition, e José Antonio Ramalho, fotógrafo, escritor e cicloturista, foram os consultados.

A unanimidade foi a região da Toscana, na Itália. Leia nesta página sobre os top ciclodestinos e veja qual se encaixa melhor no seu perfil de viajante.

Holanda

Estradas planas levam a campos de flores típicas

Por ser plana, a Holanda só sai ganhando com o cicloturismo. É ideal para quem gosta de percorrer longas distâncias, pois a ausência de grandes subidas evita aquele cansaço rápido.

Nas estradas pouco movimentadas podem ser vistas as coloridas plantações de flores, como a tulipa, uma das atrações do país europeu. Igrejas antigas e castelos também são pontos que rendem belas lembranças.

Patagônia

Cordilheira dos Andes é cenário de caminho por região de lagos

O roteiro pelo norte da Patagônia, na Argentina, é oferecido apenas na primavera e no verão do hemisfério Sul, "mas é de cair o queixo", como afirma Guilherme Padilha, sócio da Auroraeco.

"Você pedala entre o azul dos lagos, o amarelo da paisagem e o branco do topo da cordilheira dos Andes. É uma sensação incrível."

Ou seja, uma vez em cima da bicicleta, o turista já entra em contato com a natureza. Pedala-se por diferentes paisagens, como estepes e florestas, sempre com a cordilheira ao fundo.

Nas estações mais quentes, a neve das montanhas está derretendo, e a água dos lagos é cristalina. Para observar, paradas para piquenique à beira dos lagos. "Dá para ver a pedrinha no fundo do lago", diz Adriana Kroehne, da Bike Expedition.

O roteiro organizado pela agência de Adriana inclui, além de bicicleta, rafting, trekking e cavalgadas.

E uma das opções de rota é descer uma montanha. A parte da subida fica por conta de um teleférico, que leva o viajante e sua bike. "É um destino muito bom para quem gosta de aventura", afirma Adriana.

Alemanha

Castelos de conto de fada estão na Rota Romântica

"A Alemanha é o paraíso do cicloturismo." A afirmação é do escritor e fotógrafo José Antonio Ramalho, que tem livros publicados sobre suas viagens em duas rodas.

Ele indica a Rota Romântica, que liga Füssen a Würzburg, com cerca de 350 km.

Entre as atrações estão as construções de Ludwig 2º (1845-1886), famoso por seus castelos de contos de fadas --o da Cinderela, nos EUA, é baseado em um de Ludwig.

Provence

A França é outro destino entre os melhores para andar de bicicleta. Mais especificamente, Provence, no sul, onde os moradores respeitam o ciclista, que trazem lucro para as pequenas cidades.

Com a magrela, é possível admirar --sem pressa-- as plantações de lavanda e os castelos da região.

"O clima e as estradas são perfeitos e há boas opções de hotel", diz Rodrigo Taddei, da Bike Expedition. "E ainda tem a culinária e os vinhos, que são maravilhosos."

Na opinião de Taddei, que já fez mais de 30 viagens com bicicleta, Provence é o melhor destino para pedalar.

Toscana

No caminho, pare para bebericar um bom vinho

É unânime. A Toscana, na Itália, é um ótimo local para quem quer conhecer um lugar sobre duas rodas.

"Há vinhos excelentes", diz Adriana Kroehne, sócia da Bike Expedition. "Além disso, a região possui várias estradinhas com pouco movimento, perfeitas para pedalar com calma."

No roteiro, visitar pelo menos uma vinícola é obrigatório. Uma das opções é fazer uma parada na região do Chianti e experimentar os ótimos vinhos dali.

A paisagem verde e as construções antigas surpreendem o cicloturista.

veja também