Congresso debate os Impactos da Copa e Olimpíada

Congresso debate os Impactos da Copa e Olimpíada

Atualizado: Quarta-feira, 1 Dezembro de 2010 as 12:30

O Brasil hospedará, em 2014 e em 2016, os dois maiores espetáculos esportivos do planeta. A Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Quais, no entanto, serão os benefícios que o País colherá ao sediar esses megaeventos? Essa pergunta será respondida durante o 12º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), que as Comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado realizado hoje, dia 1º de dezembro, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 9 horas.

Com o tema "Os Impactos dos Megaeventos Esportivos na Indústria do Turismo", o 12º Cbratur debaterá, em quatro grandes painéis, quatros temas considerados capitais para assegurar ao país a modernização de sua infraestrutura, focalizando não apenas o crescimento do turismo mas, também, o da logística e o da mão-de-obra.

A solenidade de abertura, marcada para as 9 horas, contará com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado, deputado Michel Temer e senador José Sarneu, da presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira, do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, senador Neuto De Conto, e dos ministros do Esporte e do Turismo, Orlando Silva Jr. e Luiz Barretto, além dos presidentes da Frente Parlamentar de Turismo e da Frente Parlamentar do Esporte, deputado Alex Canziani e deputada Manuela D’Ávila.

Palestras

A pauta técnica terá início às 14 horas. No primeiro painel, o ex-ministro do Esporte e Turismo, presidente da SPTuris e coordenador da Comitê Paulista da Copa de 2014, Caio Luiz de Carvalho, apresentará a palestra "Esporte e Turismo, Indústrias Paralelas e Complementares", sob a coordenação do deputado Eugênio Rabelo.

Caberá a consultora Karla Buzzi da Associação Brasileira de Agências de Viagens falar, em seguida, sobre o tema "Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016: Perspectiva de Expansão". O coordenador do painel será o deputado Afonso Hamm.

O terceiro painel abordará um tema extremamente contemporâneo em relação à indústria do turismo e à logística de transporte: "Cruzeiros Marítimos: Infraestrutura e Expansão do Mercado", assunto que será explorado pelo vice-presidente presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), André Pousada. O deputado Edinho Bez coordenará a palestra.

O quarto e último assunto dirá respeito a uma preocupação relativa à hospitalidade: "Mão de Obra, Treinamento, Reciclagem e Aperfeiçoamento", que será abordado pelo diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Jadir Rafael de Souza, com coordenação da deputada Lídice da Mata.

Encerrados os painéis, às 16 horas, a deputada Professora Raquel Teixeira e o senador Neuto De Conto coordenarão a fase de debates, quando os representantes dos segmentos organizados das indústrias do turismo e do esporte formularão perguntas aos palestrantes.

veja também