Conheça a cidade de San Francisco

Conheça a cidade de San Francisco

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 1:34

O clássico romântico "I Left my Heart in San Francisco", composto por Douglass Cross e George Cory em 1954, não poderia ser mais fiel à cidade californiana. As colinas, o cable car, as manhãs nebulosas, o céu azul, o vento e o sol brilhante descritos na música fazem parte do cotidiano dos cerca de 800 mil moradores de San Francisco, na costa Oeste dos Estados Unidos.

Com uma população equivalente à de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, a cidade recebeu cerca de 16 milhões de visitantes em 2007 -20 vezes mais do que o seu número de residentes. Além disso, mais de 50% de seus habitantes são imigrantes ou têm ascendência estrangeira. E não é à toa que isso acontece.

San Francisco encanta pela geografia, arquitetura, música, gastronomia, pelo clima, pelos parques, passeios e pelas boas compras. A cidade foi construída em meio a 43 montanhas e colinas. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, espigões que contrastam com casas vitorianas, museus importantes, grandes casas de espetáculo e uma ponte que é considerada uma das maravilhas arquitetônicas do mundo -a Golden Gate Bridge.

A cidade oferece atividades de cultura e de lazer durante o ano inteiro. Dependendo da estação, o turista pode acompanhar temporadas de balé, de óperas, o SFJF (San Francisco Jazz Festival), a parada do orgulho gay, maratonas, festas de Halloween (Dia das Bruxas) e até Carnaval -normalmente acontece em maio ou junho. São 78 teatros e casas de espetáculo, 65 museus e 4.375 restaurantes, segundo dados da Prefeitura.

Apesar de rica, a vida noturna começa e termina cedo em San Francisco. Nos dias úteis, a maioria dos restaurantes fecha suas cozinhas às 21h e, nos fins de semana, às 23h. Quem chega em cima da hora, corre o risco de receber um serviço menos caprichado. Por volta das 2h, a cidade começa a esvaziar, e quem quer movimento tem de ir para a Castro -rua preferida dos gays- ou para a Mission Street.

Com tanto apelo pela diversão, é preciso gastar algum dinheiro. O custo de vida na Califórnia é um dos mais altos dos Estados Unidos. Os preços de comida, bebida, hotéis, transportes e estacionamentos não são nada filantrópicos. E ainda tem a Union Square, o bairro de Chinatown e outras regiões de compras que levam muitos turistas a extrapolar seus orçamentos de viagem.

Segundo dados do San Francisco Convention & Visitors Center Bureau, os visitantes deixaram U$ 7,37 bilhões na cidade no ano passado. Na média, turistas gastam diariamente cerca de U$ 250, e participantes de eventos, U$ 280, de acordo com cálculos do órgão oficial de turismo.

Quem pesquisa antes a programação oficial gasta menos. A cidade oferece várias atrações gratuitasnos parques. É possível assistir a apresentações teatrais, como as da Mime Troupe (www.sfmt.org/index.php ), a concertos de ópera e de jazz sem desembolsar nem US$ 1.

A cidade tem cerca de 33 mil quartos de hotel e uma taxa de ocupação de 79%, de acordo com o San Francisco Convention & Visitors Center Bureau. Reservas antecipadas garantem preços mais acessíveis mesmo nos bairros nobres -Union Square, Marina, Tenderloin e SOMA (South of Market).

Na bagagem, até os mais calorentos devem levar um casaco. O clima de San Francisco varia bruscamente num mesmo dia. Mesmo no verão, a temperatura pode cair até 9ºC, da manhã para a noite. É comum enfrentar frio de 16ºC nos meses de junho e julho. O clima é seco, variando entre quente e frio.

San Francisco fica na costa Oeste dos EUA e é a quarta maior cidade da Califórnia em população, depois de Los Angeles, San Diego e São José.

veja também