Conheça a encantadora cidade de São Roque

Conheça a encantadora cidade de São Roque

Atualizado: Sexta-feira, 5 Março de 2010 as 12

Situada a apenas 60 km de São Paulo e com fácil acesso pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, São Roque é uma excelente opção de lazer para toda a família. A história de São Roque começa em 1657 quando de sua fundação pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros que se estabeleceu com sua família às margens dos córregos Carambeí e Aracaí. Mas tarde, em 1832, São Roque foi elevada a condição de vila e em 1864 tornou-se município.

Em 1990, devido ao seu grande potencial histórico, artístico, ecológico e cultural, foi transformada em Estância Turística. Com pouco mais de 67 mil habitantes, o município é um dos poucos no estado que tem 40% dos 308 km2 do território municipal ainda coberto por mata atlântica. Isto é facilmente percebido ao se deslocar para os sítios, pousadas e as próprias vinícolas ao redor do município.

São Roque está intimamente ligada a vinicultura e este vínculo se deu em três grandes fases em sua história. A primeira ocorreu em meados do século XVII quando Pedro Vaz de Barros, o fundador, ao estabelecer sua fazenda no centro do Vale do Carambeí, além da pecuária e da agricultura de subsistência, plantou trigo e pode seguramente ser considerado o primeiro vinhateiro de São Roque. Porém, misteriosamente os vinhedos desapareceram nos próximos duzentos anos sem deixar qualquer tipo de informação histórica.

A segunda fase iniciou-se em 1880 graças a iniciativa quase simultânea de três pioneiros: o lavrador José Casali, o engenheiro da Estrada de Ferro Sorocabana Dr. Eusébio Stevaux, francês de origem, e o sanroquense Antonio dos Santos Sobrinho. Dos três, apenas o Sr. Casali se dedicou à vinicultura com fins comerciais, mas todos eles tiveram seguidores.

O município apresentava condições ideais para a cultura da vinha, mas os métodos empregados na vinicultura eram os mais empíricos, pois os que a este ramo se dedicavam, seguiam preceitos muito antiquados, conforme haviam aprendido de seus antepassados, e sem nenhum apoio dos poderes públicos.

O cultivo da vinha, de fins do século XIX, até a primeira década do século XX, foi se desenvolvendo lentamente.

A partir de 1926, começou a adquirir grande impulso o que se considera tratar da terceira fase da vinicultura em São Roque. Em 1934 se iniciou a produção de maneira racional e científica. Essas medidas trouxeram considerável impulso à indústria vinícola e a produção foi aumentando ao mesmo tempo em que se aprimorava a qualidade.

Atualmente existem sete tipos de uva sendo exploradas comercialmente no município: Niagara, Branca, IAC 138, Isabel, Seibel, Bordô e Cabernet. Um fato curioso é que apesar da boa produção de vinhos os sucos não são produzidos no município e sim trazidos da região sul. Isso se deve ao fato que a preparação do suco deve ocorrer no máximo 5 horas após a colheita da uva e devido à pequena produção do município isso não é possível.

Com o intuito de divulgar o potencial turístico da cidade, foram criados diversos roteiros que facilitam a vida do turista na localização dos atrativos.

Roteiro do vinho

O roteiro do vinho oferece através da Estrada do Vinho, o acesso a maioria das vinícolas onde é possível conhecer e degustar vinhos e sucos além de queijos, doces, etc. Em algumas ainda é possível conhecer a área de produção vendo os tonéis, engarrafamento e acervo de máquinas antigas na produção do vinho.

Além das vinícolas um ponto de destaque são os restaurantes, em especial o Vale do Vinho (na vinícola Goes) e a Cantina da Tia Lina que oferecem deliciosas massas.

Roteiro da Raposo

O roteiro da Raposo foi recém lançado e integra empreendimentos que se encontram do km 46 ao km 60 da Rodovia Raposo Tavares, com diversas opções de gastronomia, hospedagem, Day - use, produtos típicos e o Museu de Cera com peças de personagens da história do Brasil – de Pedro Álvares Cabral ao Presidente Juscelino.

Um destaque no roteiro é o Centro Hípico São José, onde o proprietário, José Eduardo Amaral e sua família cuidam de tudo. A hípica oferece aulas de equitação, cavalagadas pela região, hospedagem, doma e treinamento além de equoterapia. O objetivo do José Eduardo é oferecer diversão para toda a família que deseje passar o dia ou o final de semana na cidade.

Outro ponto de destaque no roteiro é a pousada Casa de Vargas. Possuindo 14 amplos chalés e uma área para convenções, a pousada oferece uma excelente infra-estrutura quer seja para um final de semana com a família como para convenções empresariais. O restaurante oferece as delícias da cozinha mineira.

Para relaxar e esquecer os problemas o pesqueiro Taipas de Pedras oferece a solução. Com vários lagos e diversidade de peixes é possível passar o dia tranquilamente pescando. Oferece o sistema pesca e solta e para quem desejar levar sua pescaria pode pagar por quilo.

Roteiro do Centro

O Roteiro do Centro conta com a matriz de São Roque, inaugurada em 1837 com linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em estilo mosaico. Esta é a maior igreja dedicada a São Roque no Brasil. Outra atração é a igreja de São Benedito que foi construída por escravos em 1855 e apresenta um estilo tosco típico da época à base de taipa de pilão.

Outra grande atração deste roteiro é a Brasital, onde os galpões de uma indústria têxtil construída em 1890 pelo Comendador Enrico Dell´Acqua foram recentemente restaurados pela prefeitura transformando-se num importante centro de laser e cultura. Ali funciona o museu Darcy Penteado, em homenagem ao importante artista sanroquense que muito contribuiu para o destaque do município no mundo das artes, inclusive fora do Brasil. O museu conta com uma exposição das obras do artista que viveu de 1926 a 1987. Parte de sua vida morou na França e Itália onde retratou várias personalidades. Apesar de sua grande versatilidade como pintor ele pode ser considerado essencialmente um desenhista.

O roteiro da Tachaquara está na zona rural do município e oferece hotéis, pousadas e em breve terá um campo de golfe. O roteiro do Saboó ainda está em desenvolvimento.

Ski Mountain Park

Para os que procuram mais adrenalina, São Roque oferece o Ski Mountain Park. Localizado a cerca de 1000 m de altitude o parque oferece uma vasta gama de atividades tais como pista de ski, tobogã, circuito radical (alpinismo, rapel e tirolesa), moutain bike, paintball, teleférico, play ground, trilha ecológica, arco e flecha e passeios a cavalo.

O grande atrativo do parque são as pistas de ski. Montadas com mantas de polietileno oferecem um deslizamento semelhante ao da neve com a vantagem de poderem ser utilizadas o ano todo. Existe uma pista de 100 m de extensão utilizada para treino e a pista principal com 400 m utilizada por quem já domina o esporte. O parque também conta com restaurantes, lanchonetes, sorveteria, lojas de artesanato e uma grande área verde para diversão da família.

Proximas atrações de São Roque

1ª Etapa do circuito de rodeio de Barretos - 11 a 14 de março

Exposição de carros antigos na Brasital - 29 a 30 de maio

Dicas dos autores

Adilson e Marcia Moralez

[email protected]

www.ecofotos.com.br

São Roque é uma cidade para ser visitada várias vezes, pois é impossível ver tudo num único final de semana. Não deixe de provar os deliciosos pratos de massa sempre acompanhados de um bom vinho.

Não deixe de provar também a alcachofra que é encontrada o ano todo e servida de diversas formas. Venha com sua família, pois São Roque oferece programação para todos.

Serviços:

Agradecemos ao Celso Ribeiro da Divisão de Turismo da Prefeitura de São Roque que nos acompanhou em todos os passeios e a todos os abaixo relacionados que de alguma forma contribuiram para a elaboração desta matéria.

Hotel Cordialle

Rua Sotero de Souza, 500

11-4784-9500

Pousada Casa de Vargas

Rod. Raposo Tavares Km 48 - Monte Verde

11-4714-0016 / 1135

Pesqueiro Taipas de Pedras

Rodovia Raposo Tavares Km 47 - Taipas de Pedras

11-4714-0549

Centro Hípico São José

Rod. Raposo Tavares Km 46,5

11-4714-0083 11-9996-3005

Vinícola Bella Autora

Rod Raposo Tavares Km 56,5

11-4714-1000

Restaurante Vale do Vinho

Vinícola Goes - Estrado Vinho Km 10

11-4711-1720

Fazendinha - Doces Santa Adélia

Sítio Santa Adélia - Canguera

11-4711-1556

Cantina Tia Lina

Estrada do Vinho km 10,4 - Canguera

11-4711-2018

Casa D’Irene Artesanato

Estrada da aeronáutica, 1155 - Alto da Serra

11-4714-2505

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também