Conheça as melhores cidades da Europa para beber cerveja

Conheça as melhores cidades da Europa para beber cerveja

Atualizado: Quinta-feira, 14 Julho de 2011 as 3:12

A revista americana National Geographic tem reputação quando o assunto é o planeta, a natureza, as viagens e a proteção ao meio ambiente. Mas a seriedade da revista, que foi fundada em 1888, não impede que ela possa dar boas dicas quando o assunto é diversão. E é impossível não se divertir num tour da Europa passando por belas cidades que se destacam por terem cervejas de grande qualidade e em muita quantidade! Veja a lista e trace seu próximo destino:

Munique, Alemanha Aqui acontece a famosa Oktoberfest, festa da cerveja, ocasião em que turistas do mundo inteiro aproveitam para visitar a cidade e beber a deliciosa cerveja alemã em um dos 36 "beergartens". Há muitos séculos que a bebida é um símbolo de Munique, pelo menos desde a Idade Média, quando era considerado mais seguro tomar uma cerveja do que água, pois diminuía o risco de contrair uma doença. Lugares como o beergarten Hirschgarten ou a cervejaria Paulaner servem as melhores cervejas bávaras acompanhadas de petiscos como pretzels ou obatzda, uma deliciosa mistura de queijo e cebola temperados. As cervejarias de Munique ainda seguem as regulações do século 15, com receitas originais daquela época. A Oktoberfest, momento estelar da cidade, é levada a cabo durante os 16 dias que precedem o primeiro domingo de outubro. A entrada é de graça ¿ mas você deve desembolsar para beber as cervejas.

Amsterdã, Holanda A capital holandesa tem como principais símbolos os canais, os prédios típicos, o bairro vermelho, os coffee-shops, e claro, a cerveja Heineken, mundialmente identificada por sua garrafa verde. Em Amsterdã, o museu da marca leva você para conhecer a história da bebida, seu processo de fabricação e degustar uma loira gelada de cortesia. Em algum dos muitos bares da cidade, beba um generoso copo de cerveja holandesa, com muitas outros tipos para provar além da famosa marca. No Café Gollem, perto do Spui, encontrará um típico ambiente local e uma sinuquinha para acompanhar sua cerveja. Verdadeiros amantes da bebida fazem fila para beber as excelentes cervejas orgânicas da Brouwerij'tIJ , no leste da cidade.

Bruxelas, Bélgica Muito antes de ser a capital da Europa, Bruxelas, capital da Bélgica, atraía muitos amantes da cerveja belga, fermentada com produtos naturais. Hoje, a cidade acabou com a imagem de cidade do interior e virou uma das capitais mais badaladas do continente, e a cerveja continua a fluir. Mais de 600 variedades existem no pequeno país, mas a que predomina em Bruxelas é a típica cerveja forte conhecida como Lambic, com muitas variedades de sabores, como maçã ou cereja. O Delirium Café é um dos destaques de Bruxelas quando o assunto é cerveja, com mais de 2000 tipos diferentes. Para cervejas mais simples, num ambiente tranquilo, dê uma parada no A La Mort Subite (literalmente: à morte súbita, homenagem a uma das cervejas de maior teor alcoólico do país) , perto da Grande Place, numa antiga casa do século 13.

Dublin, Irlanda A Irlanda produz algumas cervejas deliciosas, mas nenhuma é tão especial, tanto em Dublin como no mundo todo, quanto a cremosa e escura Guinness. Qualquer pessoa que saiba ao menos um pouquinho sobre cerveja deve ter, pelo menos, ouvido falar sobre esta bebida mítica de 1759. Comece pelo local original onde a cerveja era produzida na época, a Saint James Brewery, para uma exposição sobre a história da marca. No sétimo andar do local, beba uma cerveja de cortesia no Gravity Bar, apreciando uma vista incrível sobre a cidade. Para continuar bebendo, opção é o que não falta nos mais de 800 pubs de Dublin. A maioria deles estão ao longo do tradicional bairro de Temple Bar. O Eamonn Doran's é conhecido pela sua música ao vivo, onde começou a banda The Cranberries. O Palace Bar recebe bandas mais tradicionais irlandesas.

Praga, República Tcheca A cerveja faz parte integral da cultura tcheca. Suas diferentes cervejas como Pilsner Urquell e a Budweiser original têm um preço muito acessível. Mas na capital, a cerveja predominante é a Staropramen, servida nos bares da cidade mais do que qualquer outra: por tradição, os bares de Praga servem apenas uma marca de cerveja, que é a anunciada na entrada. Alguns dizem que o U Dvou Kocek tem a Pilsner Urqell mais gostosa da cidade. Outra instituição local é o U Fleku, pub que serve sua própria cerveja com uma característica cor caramelada; mantém a tradição há mais de 500 anos. Nas cervejarias mais agitadas, pessoas sentam juntas em longas mesas de madeira - um excelente jeito de puxar papo com locais e turistas, com conversas regadas, claro, a muita cerveja.

fonte: Terra

veja também