Conheça Canoa Quebrada (CE)

Conheça Canoa Quebrada (CE)

Atualizado: Segunda-feira, 16 Novembro de 2009 as 12

Localizada a 12 km do município de Aracati, desde os anos 70 Canoa Quebrada é uma das praias mais conhecidas e badaladas do Ceará. Cenário de filmes como 'Bella Dona', de Fábio Barreto (1997), a vila está localizada sobre falésias de até 30 metros do nível do mar e fica a 156 km de Fortaleza.

Com um visual de areias avermelhadas, Canoa nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves e hoje tem no turismo sua principal fonte de renda. O local também é sede da APACQ - Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada, com cerca de 70 mil hectares.

Além da magia que até quem conhece Canoa não consegue traduzir, a praia oferece passeios de buggy, jangadas, mountain bike, sandboarding, caminhadas ecológicas, quadriciclos e pesque-pague.

Famosa pelas noites animadas - com pessoas de todos os lugares do mundo e os mais diversos estilos musicais, Canoa possui infraestrutura gastronômica e de pousadas para todos os gostos e bolsos. É na Broadway, principal rua de Canoa, que se concentra o que há de melhor em bares, restaurantes, lojas e cultura local.

Canoa Quebrada ficou famosa por ser o destino de hippies, a maioria de países europeus, nas décadas de 60 e 70 - época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Alguns hippies se casaram com os nativos, tiveram filhos e passaram a viver em Canoa. É possível encontrar muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus entre os nativos.

Dicas Bacanas

» Não deixe de conferir o indescritível entardecer de Canoa na famosa Duna do Pôr do Sol, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.

» Esqueça do resto do mundo e faça caminhadas relaxantes pela praia - se o sol ainda estiver alto, não esqueça de passar o protetor solar.

» Contrate um bugueiro e escolha entre o passeio até Ponta Grossa ou até as dunas. No passeio pelas dunas é possível ver o cenário do filme 'Bela Dona', as fazendas de camarão, a duna do pôr do sol e praticar o skibunda (descer as dunas com um pedaço de madeira caindo em uma lagoa).

» O passeio até Ponta Grossa pela beira do mar é imperdível: dura cerca de 3 horas e no trajeto você passa por belíssimas praias, como Quixaba e Retirinho. Em Ponta Grossa você descobre que quase todos os habitantes fazem parte da família Crispim e vai ouvir as histórias dos moradores sobre a descoberta do Brasil.

» Procure por bugueiros que façam parte da Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada (ABCQ), cadastrados na Secretaria de Turismo. Os guias que não fazem parte da associação são uma opção mais barata, mas não oferecem a mesma segurança.

» Se alugar um buggy, não dispense o serviço de um guia ou de um bugueiro profissional. Além do risco de atolar nas dunas, é preciso conhecer muito bem o caminho e o horário das marés para não bater nas pedras ou correr o risco de voltar só no dia seguinte por causa da maré cheia.

» Experimente um passeio de jangada no mar de Canoa. Procure saber se há coletes salva-vidas.

veja também